Delivery de comida: como o marketing digital pode ajudar o seu negócio

O e-commerce tem sido uma saída para que os negócios consigam continuar vendendo em tempos de pandemia. O delivery de alimentação já era um serviço bastante utilizado anteriormente, porém apresentou um aumento bastante significativo de 37%.

Segundo pesquisa da Opinion Box, a tendência é que esse tipo de serviço se mantenha no topo dos serviços mais utilizados durante a quarentena e que se consolide depois da crise. Ao mesmo tempo, o comportamento de consumo das pessoas também tem mudado em relação a esse serviço.

Mas, como o marketing digital pode ajudar o seu negócio de delivery de comida a alcançar mais resultados?

Além de soluções de performance, nós também listamos nesse artigo algumas dicas para te ajudar a promover o seu negócio em tempos de pandemia. Continue lendo o artigo e confira.

Comportamento dos consumidores durante a pandemia

De acordo com a Kantar Thermometer, pesquisa sobre os principais impactos socioeconômicos da pandemia no mundo, o delivery foi o serviço escolhido por 53% dos brasileiros nas últimas semanas e solicitado entre duas a três vezes. Entre os usuários que não usaram o serviço, o motivo para 33% é não ter o costume de pedir comida pronta. Já 27% preferem cozinhar e 16% querem economizar neste momento.

Outro dado importante vem de outra pesquisa realizada pela empresa de cliente oculto OnYou. No levantamento, realizado entre 6 e 9 de abril por meio de formulários distribuídos pela internet em todo o país, a pesquisa mostrou que os o número de pedidos regulares é alto. Um total de 43% dos entrevistados adotou o serviço de uma a três vezes nos últimos quinze dias, enquanto 33% o utilizam de quatro a seis vezes. Os que não o usaram até o momento somam apenas 7%, o que demonstra o grau elevado de confiança no delivery de alimentação.

Dessa forma é possível verificar que esse é um segmento em crescimento em termos de aceitação e utilização pelos consumidores durante a pandemia. Além disso, podemos ver um crescimento exponencial no número de pessoas que estão aderindo a este tipo de serviço. Apesar da crise, muitas empresas estão crescendo ao ponto que seus serviços são adaptados para essa nova realidade. Ao mesmo tempo que, estão vendendo e divulgando seus produtos de formas muito mais confiante.

Soluções para garantir o funcionamento do delivery de comida

Antes do anúncio da pandemia, o delivery de comida era uma atividade complementar para muitos restaurantes. Porém, por conta das medidas de isolamento social, passou a ser a única forma de os estabelecimentos continuarem trabalhando.

Diferentes empresas, de todos os tipos de alimentação têm se organizado e encontrado soluções para atender essa nova demanda crescente.  O uso das redes sociais, por exemplo, como Facebook e Instagram tem sido uma opção para divulgar seus produtos e serviços de delivery de comida.

Algumas empresas criaram cardápios de produtos congelados, dando a opção aos consumidores de comprar várias refeições de uma vez para guardar no congelador. Outras têm estimulado os pagamentos antecipados via aplicativo ou cartão de crédito. E ainda há aquelas que criaram seus próprios aplicativos exclusivos para atender essa demanda.

Um outra forma de atrair os clientes é mantendo uma manobra de entrega sem interação, oferecendo, assim, uma entrega mais segura. Da mesma forma, que as pesquisas revelam que a taxa de frete pode ser um empecilho para os pedidos. De acordo com um estudo na McKinsey & Company, os consumidores são extremamente sensíveis a custos extras e estão pouco dispostos a pagar por maior comodidade. Por isso, é fundamental levar esse aspecto em conta na composição do preço.

Marketing Digital para delivery de comida

Além de viabilizar uma entrega segura, os restaurantes devem pensar em estratégias capazes de impulsionar as vendas. Oferecer descontos, promoções, combos e programas de fidelidade são excelentes atrativos.

É aí que o marketing digital entra em ação. Além da importância de fazer um planejamento para analisar o que pode ser disponibilizado aos clientes, é preciso pensar em uma estratégia bem articulada para aumentar as vendas e conquistar consumidores fiéis. Principalmente, com campanhas que ajudem a gerar lembrança de marca sem deixar de fora estratégias de venda.

Em relação à mídia digital, o estudo da Kantar mostra que a categoria delivery teve aumento de inserções de 39%. Isso demonstra que manter seu negócio de delivery de alimentação no universo digital é fundamental para continuar vendendo e crescendo seu negócio.

Para melhorar seu delivery é importante você observar alguns pontos:

  • Ter um excelente atendimento e estar presente nas redes para interagir e responder seus clientes;
  • Fazer anúncios criativos e que se comuniquem de forma efetiva com seus clientes;
  • Cardápio/catálogo online bonito, organizado e atualizado;
  • Qualidade no produto;
  • Entrega eficaz e rápida;
  • Site leve, bonito e responsivo;
  • App próprio ou usar aplicativos de entrega de alimentação como Uber Eats e Ifood;
  • Redes sociais ativas e com conteúdos relevantes;
  • Identidade visual que encante seus clientes.

Além dessas soluções, entender como seu público se comporta e manter um relacionamento com eles é fundamental. Anunciar onde seus clientes estão e saber onde eles buscam pesquisar por delivery é uma estratégia indispensável para que seu negócio de alimentação obtenha mais resultados.

Crie comunicações que vão além da oferta de produtos. Vale distribuir e promover, em horários estratégicos, conteúdos relevantes contendo informações sobre os itens mais buscados, além de prazo de entrega.

Não é hora de deixar de anunciar! O momento pede sem dúvida que o serviço de delivery intensifique sua presença digital, buscando atingir mais pessoas e consolidando-se no mercado.

Concluindo

Antes da pandemia, o delivery já estava em crescimento. Da mesma forma, se intensificou diante da necessidade do isolamento social. O crescimento do segmento aconteceu de uma forma totalmente inesperada, o que levou bares e restaurantes a buscarem alternativas para continuarem atendendo.

Os sistemas de delivery de comida têm garantido a continuidade dos negócios no setor de Alimentos e Bebidas. No entanto, os investimentos em divulgação precisam ser mantidos e em alguns casos, até mesmo intensificados. Nesse sentido, há a necessidade de oferecer um atendimento de qualidade, usar soluções inteligentes e manter-se ativo digitalmente.

O que sua empresa de delivery de comida têm feito para se destacar em tempos de pandemia?

Aliás, a K.Serafini conta com diferentes soluções de marketing digital necessárias para bares e restaurantes que estão em busca das melhores opções para manterem o atendimento aos seus clientes. Conte conosco para melhorar a conectividade do seu negócio! Conheça a K.Serafini e descubra como nossos serviços podem auxiliar o seu negócio a continuar crescendo mesmo em tempos de crise.