Datas Sazonais no Marketing Digital

As datas sazonais são importantes no marketing digital porque te ajudam a ter um contato emocional direto com seu público e consequentemente, vender mais. Confira mais no post a seguir:

Significado das datas sazonais

Seguindo o significado da palavra “sazonal”, que tem por definição “relativo a estação do ano; próprio de uma estação; estacional”, as datas sazonais são datas comemorativas específicas ao decorrer do ano.

Hoje, as empresas e negócios se apropriaram dessas datas para gerar uma receita de venda maior. E essa é uma receita valiosa, porque se realizada da maneira correta, pode render frutos incríveis!

Uma dica antes de continuar: comece a reparar como as marcas se posicionam estrategicamente perante o dia dos pais, dia das mães, dia das crianças, natal, etc. São todas datas sazonais.

Como usar as datas sazonais no marketing digital

Essas datas, geralmente na maioria da população, acabam despertando alguns gatilhos mentais para o consumidor final, como:

  • Escassez: muitas pessoas estão procurando o mesmo presente para aquela data. É bom que você se apresse para conseguir o seu!
  • Urgência: essa é uma data especial e só acontece uma vez por ano, por isso, alguns consumidores têm urgência para achar o que precisa e não perder tempo.
  • Prova social: se “todo mundo” participa dessa data sazonal, fazendo compras, presenteando, postando foto, interagindo, divulgando, etc, logo o consumidor pensa que também precisa participar. Fazer parte de algo que “todo mundo” está participando, em geral, é um gatilho mental muito forte.

No marketing digital, usamos as datas sazonais como estratégia para falar diretamente com o público-alvo, usando o lado emocional, gatilhos mentais e consequentemente, vender mais.

Existem duas principais formas de trabalhar as datas sazonais estrategicamente, veja abaixo:

  • Promocional: existem diversas promoções sazonais no varejo. Podemos usar como exemplo: para o dia dos pais. Diversas marcas abraçaram a data para lançar campanhas de promoção, como kit para pais, que juntavam em uma caixa de presente um relógio, um cinto e um sapato social, ou uma cesta pai churrasqueiro, que reunia diversos itens de churrasco para o pai.
  • Emocional: publicidade emocional é o que mais vemos em datas sazonais, e ela vai desde posts simples nas redes sociais, até grandes campanhas publicitárias a nível nacional com grandes personalidades que tenham relação com a data.

Para descobrir qual a melhor maneira de definir como fazer sua promoção ou que tipo de apelo emocional utilizar, conheça seu público-alvo e o que ele mais tem urgência de comprar e consumir para a data em questão.

Mas não se esqueça: o seu marketing precisa estar alinhado com propósito da sua marca. Faça proposta de campanhas coerentes com o que você acredita!

Como planejar datas sazonais para o seu negócio

Planejamento é tudo! Já ouviu essa frase?

É porque o planejamento antecede todas as ações que devemos tomar, o que fazer e como fazer, isso tudo para quando chegar a hora, sair conforme imaginado no início (ou até melhor!).

Por isso, a melhor coisa a se fazer é ter um calendário de planejamento para as suas estratégias de marketing. Tendo o calendário, anote as datas mais importantes para o seu negócio, as ideias e como você pretende produzi-las.

Se você faz parte de uma equipe, divida esse calendário com colaboradores que podem acrescentar no projeto, assim eles podem dar ideia e ajudar a viabilizar o seu plano.

Mas seja criterioso com as datas que vão fazer parte da sua estratégia de marketing, afinal, nem tudo pode encaixar com o seu negócio.

Datas sazonais no marketing digital

O que achou das datas sazonais? Já utilizava nas suas estratégias de marketing digital?

Nossa dica é: se não, comece a usar! Com certeza vai te fazer engajar e vender mais.

Precisa de ajuda? Entre em contato conosco!

Nos vemos no próximo post!