Não seja eliminado do mercado! O que o BBB ensina sobre o Marketing!

Se você não quer ver sua empresa indo para o paredão, é melhor começar a assistir o Big Brother Brasil com outros olhos. O programa é recheado de lições valiosas para quem deseja utilizar o Marketing para alcançar o sucesso.

Confira hoje 5 lições sobre o Marketing que podemos tirar dessa edição do BBB.

💡A persona conta e muito!

Cada jogador na casa desenvolveu ações, mostrou traços de personalidade e conseguiu o amor (ou ódio) do público.

O mesmo acontece com a persona da sua empresa. Quando você utiliza Redes Sociais oficiais da sua marca, tudo o que você diz, publica, escreve e apoia reflete em como o público perceberá a persona da empresa.

É importante considerar seu público-alvo, ter um posicionamento com causas importantes que ele se identifique, como por exemplo, a sustentabilidade, e engajar-se em uma produção de conteúdo que contemple sua autoridade no assunto, mas seja empática com as dores do outro.

💡Você está sendo observado. O tempo todo.

Pode parecer exagero, mas não é.

Esse tipo de “espiadinha” aumenta conforme sua empresa cresce e ganha representatividade. Marcas famosas possuem uma imensa preocupação com a imagem que passam, possuem planos para possíveis crises e emergências e procuram sempre se manter atualizados e alinhados com o que é considerado um comportamento desejável.

Mas isso não precisa ser restritivo, pelo contrário, quanto mais olhares você atrai, maior a sua influência e capacidade de conversão.

É o que chamam de ser popular! Afinal, é o líder da Casa que fica nos holofotes, né?

💡 Tenha um plano, mas não pareça maquiavélico.

Pode soar contraditório, mas não é. Essa é a alma do Marketing.

Tenha um plano de ação, um objetivo e meios para alcançá-lo. Siga essa estratégia, analisando seus resultados no decorrer do tempo e reajustando as partes falhas.

Porém, atenção! Para chegar no seu objetivo não é preciso puxar o tapete de ninguém, então evite falar mal de seus concorrentes, respeite seus seguidores (mesmo se eles comentarem algo nada elogioso em uma de suas postagens), mantenha a ética e siga em frente.

O mundo pode até adorar um vilão, mas definitivamente não é cliente de um.

💡 Tenha aliados! Use o Omnichannel.

Essa palavra diferente é bastante importante para quem está se popularizando digitalmente. Resumidamente, trata-se uma estratégia que visa integrar canais de comunicações que tenham clientes potenciais.

Por exemplo, no BBB, a Globo possui o programa em si (mídia convencional), páginas especiais pela internet sobre o assunto pertencente a emissora (Redes Sociais), conteúdo especial no Globoplay (streaming), marcas patrocinadoras que reforçam as propagandas (parceiros e fornecedores) e muito mais.

E como você pode usar o Omnichannel para sua empresa? Tenha parceiros que promovam seu negócio e vice-versa. Estratégias de promoções conjuntas, cupons de descontos, calendário de Marketing Digital sinérgico e outras técnicas.

💡 Fisgue sua audiência gerando simpatia.

Por fim, procure sempre gerar simpatia no seu público. Essa parte específica, amplamente desenvolvida no Marketing de Relacionamento, visa transformar seus clientes em defensores de sua marca.

Pode soar clichê, mas identificação gera simpatia, simpatia abre oportunidade de acolhimento, acolhimento é a semente do carinho. Eu sei que parece mensagem motivacional, mas pense em como carinho vira lucro quando estamos falando da relação cliente-empresa. Parece um plano maligno, mas não é! Chama-se Marketing (e se você dúvida das nossas boas intenções, volte ao item 3).

Para fazer isso, uma boa dica é responder todos os comentários em suas Redes Sociais, valorizar o feedback do cliente, postar stories e incentivar o engajamento através de ferramentas como enquetes, quadro de perguntas, lives, etc.

Se você quer ser o campeão no seu nicho, não fique dormindo no ponto! Somos o anjo que você precisava! Entre em contato com nosso time e confira nossas soluções.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Então não deixe de nos acompanhar aqui no blog e também em nossas redes sociais! 😉