Compra de likes: será que vale a pena?

Quando uma empresa cria sua página no Facebook ou seu perfil no Instagram, ela tem alguns objetivos e dentre eles, um que muitos acham importante é o do perfil estar bombando de curtidas e seguidores, certo?

Afinal de contas não podemos negar que é bonito e levanta o ego ver aqueles números enormes saltando aos olhos.

Vira e mexe vemos anúncios oferecendo milhares de likes por mensalidades pequenas, prometendo o aumento de seguidores que toda empresa deseja. Mas será que isso é tão importante assim?

Comprar likes é sim uma opção, mas podemos dizer que está muito longe de ser uma boa opção. Sem contar que isso não vai salvar a sua vida e a da sua empresa, pelo contrário.

Comprar likes vai te distanciar ainda mais de seus objetivos, além de colocar em dúvida a integridade do seu negócio.

É importante sempre pensar que quantidade não é qualidade e nesse caso a compra de likes é desperdício. Pra você entender melhor, vamos te mostrar algumas das desvantagens dessa prática para seu negócio e daí você avalia. OK?

Mas antes disso vamos fazer um breve resuminho do que realmente acontece quando alguém curte suas páginas ou interage a partir de suas publicações por vontade própria.

Porque as pessoas curtem sua página ou publicação

Quando estamos nas redes sociais e somos impactados por algum conteúdo de um produto ou serviço que nos atraia, geralmente curtimos a publicação e às vezes até mesmo a página da empresa para ver mais atualizações e informações, certo?

Isso nada mais é que uma autorização que damos a empresa para continuar nos mostrando seus conteúdos e serviços e, mais que isso, significa interesse por aquele negócio.

Essa atitude dá a você, enquanto empresa, uma oportunidade de poder fidelizar aquele usuário para ser um fã da sua marca e, futuramente, um potencial cliente. Entendeu?

Na compra de likes isso não acontece, pois o usuário que curtiu sua página sequer teve interesse no que você ofereceu. Além do fato de que ao comprar likes você vai trazer para sua página pessoas que nunca serão clientes em potencial por N motivos.

Esse é só um exemplo de desvantagem. Agora vamos te apresentar algumas outras razões para não fazer ou aceitar que façam essa prática na sua página ou no seu perfil.

6 Razões para não comprar likes para sua página

💡 Engajamento zero:

Na compra de likes você está adicionando ao seu público pessoas que não estão interessadas no que você oferece e isso faz com que você perca engajamento.

É importante lembrar que quando enchemos nossa página de pessoas desinteressadas por nosso produto, tiramos a oportunidade de que pessoas que tenham interesse vejam.

💡 Credibilidade afetada:

Se você tem uma conta com milhares de seguidores, porém a interação é pouca ou nada, a reputação da sua empresa pode ficar em risco. Afinal, aqueles novos seguidores que entrarem em sua página e verem que não tem nenhuma interação, podem achar que seu conteúdo é ruim e por isso não tem engajamento.

Ao perceber que uma empresa compra curtidas o usuário perde toda a confiança na página, pois se você tem que comprar curtidas, é sinal de que não é tão bom assim.

💡 Afeta a análise de persona:

No Facebook você tem a possibilidade de fazer as avaliações demográficas de seu negócio e através do Analytics você define as informações gerais e comportamentais de sua persona dentro da página.

Com esse excesso de seguidores a chance de conseguir as informações certas caem muito, além de interferir nas análises de resultados e retorno de investimento para suas estratégias de marketing digital.

💡 Alcance real afetado:

O alcance de resultados também é muito afetado quando ocorre esse tipo de prática, afinal, o conteúdo que poderia ser visto por usuários reais que poderiam compartilhar e com isso ajudar você a alcançar outras pessoas interessadas pelo seu negócio é reduzido.

Além disso, você passa a exibir suas postagens para pessoas que não se interessam pelo seu produto ou serviço e com isso não terá respostas. E isso afeta o rankeamento da sua página.

💡 Não converte:

Se as pessoas que você alcança não são interessadas em seu produto ou serviço, com certeza você não irá convertê-las em potenciais clientes.

Vale ressaltar aqui que o item localização também interfere muito nisso. Caso sua empresa seja um negócio local, pode não fazer muito sentido ganhar curtidas de pessoas que estão muito distantes da sua cidade, ou até mesmo de fora do país.

💡 Desperdício de dinheiro:

Criar campanhas patrocinadas para esse público que você alcançou através de compras de likes vai ficar muito caro e é um grande desperdício de dinheiro, já que grande parte dessas pessoas não é sua persona e você não terá nenhum retorno. Fuja dessa prática que só traz desvantagens, inclusive financeiras.

Agora fica para você a escolha do que é melhor para o crescimento de sua empresa. Use sempre o bom senso, boas práticas e invista em alternativas que irão agregar valor a sua marca, produto ou serviço.

Deixamos aqui como dica essencial para você dar início a essa trajetória dois itens fundamentais.

  1. Trate de conhecer seu público.
  2. Ofereça a ele conteúdos relevantes e que irão agregar valor.

Tenha como ponto de partida que é melhor crescer devagar, mas alcançando sempre os seus objetivos e ideais. Roubar no Jogo, nunca!

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