O que esperar das próximas atualizações do Instagram

No início de julho, Adam Mosseri, diretor do Instagram, surpreendeu a internet com um vídeo em que falava sobre as mudanças que o aplicativo sofrerá, deixando muitos usuários curiosos com as novidades que vêm por aí. Mas, o que podemos esperar das novas atualizações do Instagram?

A ideia central, proposta por Mosseri, é a de que a rede social deixe de ser voltada para o compartilhamento de fotos, e passe a ser um espaço de entretenimento. Isso porque, com o surgimento de outras plataformas como TikTok e a nova modalidade do YouTube, notou-se uma queda significativa no tempo que as pessoas passavam no aplicativo de Mark Zuckerberg. Com a intenção de atrair novamente o seu público, essa rede social deve ficar cada vez mais “semelhante” às suas concorrentes.

Então, vamos descobrir o que prometem essas atualizações?

💡 Palavras-chave e mudanças no momento de fazer pesquisas no aplicativo

O novo foco do Instagram promete uma divulgação de conteúdos com uma nova dimensão: o algoritmo ficará cada vez mais voltado para os vídeos, e as recomendações de perfis que se propõem a divulgar looks do dia, paisagens, dentre outras abordagens, será mais segmentada. Mas, como assim?

A proposta base é ter menos impacto a partir das hashtags, que funcionam como agrupadoras de postagens do mesmo segmento na rede social, para dar lugar a uma seleção mais inteligente, focada em observar o comportamento do perfil.

Usando o algoritmo, o Instagram deseja implantar a busca por “palavras-chave”. A partir dos dados fornecidos organicamente pelos perfis, essas palavras serão criadas com base nas legendas, formatos de publicação, entre outras características que revelem a identidade daquele usuário.

Por exemplo, se o usuário costuma usar muito a palavra “x”, junto com a “y”, seu post aparecerá em pesquisas que façam sentido para aquele segmento. Mas se o usuário usa a palavra “x”, junto com a palavra “z”, seus resultados serão mostrados sob outras palavras-chave.

💡 As compras e vendas serão feitas dentro do Instagram Shop

Recentemente houve uma repaginada na interface do Instagram, que fez “surgir” a aba de compras, onde antes ficava o ícone para ver as interações daquele perfil.

Essa aba funciona como um grande shopping, mostrando peças e produtos que se alinham ao perfil de cada usuário. Para realizar a compra, o usuário clica no produto e é direcionado ao site da loja, cadastrado previamente pelo gestor.

Acontece que, com as novidades que se anunciam, essa aba de compras pretende ficar ainda mais completa, deixando de lado a necessidade de sair do próprio aplicativo para ir até o site para realizar a compra.

A promessa é que com as novas atualizações, o Instagram Shop permita que as transações sejam realizadas diretamente no aplicativo. Essa novidade será um facilitador para lojistas e consumidores, que terão mais segurança no processo de compra.

Com isso, podemos esperar um espaço para pagamento e uma experiência diferenciada dentro do próprio aplicativo, como aconteceu recentemente com o WhatsApp.

💡 Story de cara nova: novo formato de rolamento e promessa de novos elementos!

A difusão do formato do TikTok, em que os vídeos são rolados verticalmente, tem feito o Instagram repensar o seu rolamento horizontal no story.

A proposta do aplicativo, é de que haja uma modificação para melhorar a usabilidade, e se aproximar ainda mais da experiência proporcionada aos usuários pela rede que hoje é uma das maiores concorrentes do Instagram.

Outra modificação bastante interessante, que promete ser uma excelente aliada, é a visualização de um timer, que indicará a duração dos stories no perfil, apontando quanto tempo aquela postagem permanecerá disponível na rede.

Essa modificação intenciona aumentar o engajamento, fazendo com que o público consuma aquele conteúdo o mais rápido possível para que não perca o que está sendo discutido ou mostrado. O que se espera é que, com essa novidade, as pessoas voltem a usar ainda mais a rede social, aumentando o tempo de uso devido à sensação de estarem perdendo algo.

No âmbito do Marketing, essa novidade pode ser uma grande aliada para despertar gatilhos mentais, e ajudar no impulsionamento de campanhas.

Entretanto, essa é uma modificação que ainda não possui uma interface determinada, e/ou quando será disponibilizada para teste e uso pelo público geral.

💡 Como as novidades do Instagram podem impactar no Marketing Digital, negócios e influenciadores?

Como as mudanças ainda estão no campo da prospecção, muitas são as possibilidades tanto para os negócios, os influenciadores, e também para os ramos do Marketing.

O que se tem como certo, até o momento, é o fato que os próximos meses serão determinantes para conhecermos um pouco mais desse novo algoritmo da rede social.

Embora algumas mudanças como o cronômetro nos stories, que podem facilitar muitos gatilhos mentais; e as palavras-chave que podem auxiliar no momento de evidenciar alguns perfis, o que se pode afirmar com certeza é que, a partir de agora, precisaremos trabalhar com várias frentes, utilizando todas as ferramentas disponibilizadas pela rede, como o Reels, que agora comporta vídeos de até 60 segundos, e o IGTV.

Uma outra mudança interessante que está sendo proposta pela rede social é a criação de um calendário de planejamento, o que tornará mais fácil a vida de quem precisa programar postagens e estabelecer uma regularidade nas publicações. Além, é claro, de garantir mais segurança ao usuário no momento de realizar esses agendamentos, já que poderá ser feito diretamente com a rede social, e não mais com intermédio de sites não oficiais.

💡 Conclusão

Com tantas promessas e modificações por vir, o que nos resta é aguardar ansiosamente para que todas elas se apresentem para nosso uso.

Enquanto o Instagram ainda não realiza a remodelação, nos cabe ficar de olho em cada postagem feita pelos membros da diretoria da rede social, buscando compreender melhor as transformações e o novo algoritmo.

Apesar de muitas incertezas sobre como funcionarão as novas preferências do aplicativo, a nossa prioridade continuará sendo a de extrair dele o melhor que pudermos, aproveitando da melhor maneira possível as ferramentas que forem disponibilizadas.

Será essa uma nova era na produção de conteúdo e no Marketing Digital? Saberemos em breve!

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