Sorteio no Instagram: vale a pena fazer?

Sortear prêmios e brindes tem sido uma prática bem popular nas redes sociais. Mas afinal, essa estratégia é realmente válida? Vale a pena fazer sorteio no Instagram?

É importante entender que mesmo sendo uma ação capaz de atrair muitos seguidores para um perfil, existem outros fatores em jogo que podem responder bem a essa pergunta.

Acompanhe o conteúdo que preparamos para você e saiba se vale a pena ou não fazer sorteio no Instagram!

💡Entendendo os sorteios no Instagram

Muitas marcas e influenciadores têm buscado estratégias para alavancar seus perfis no Instagram e, com isso, ampliar sua visibilidade na rede. E uma forma de propor esse crescimento têm sido os sorteios no Instagram.

Por meio de parcerias, esses perfis sorteiam prêmios que vão desde kits a smartphones e até dinheiro para atrair pessoas até à página. Geralmente, as regras para sorteios no Instagram são seguir um (ou alguns) perfis, marcar amigos nos comentários, repostar foto nos Stories e etc.

Ao aceitar e realizar esse tipo de ação, muitas empresas buscam basicamente as vantagens que listamos a seguir:

  • Maior quantidade de seguidores, ampliando o “tamanho” da marca para quem visita o perfil;
  • Mais engajamento, já que mais pessoas receberão os conteúdos;
  • Mais vendas, baseando-se na lógica de que o público será maior depois da parceria.

Mas será que essa é realmente uma estratégia que funciona e que pode trazer resultados sólidos a longo prazo?

Desejar alto número de seguidores é métrica de vaidade

É necessário frisar que um sorteio pode, de fato, atrair um alto número de novos seguidores para uma marca. No entanto, isso não significa que esse usuário está interessado em seu conteúdo ou até mesmo no seu produto ou serviço.

Ele começou a seguir pensando unicamente no prêmio e na possibilidade de ganhá-lo. Mas e quando o sorteio acabar, será que esse interesse pelo perfil vai continuar?

Se o seu conteúdo e perfil não forem atrativos, ele possivelmente pode parar de seguir e o esforço terá sido em vão.

Em resumo, ter uma alta quantidade de seguidores, mas com pessoas que não se interessam pela sua marca não é viável. Isso é o que nomeamos como “métrica de vaidade”, ou seja, apenas um número para satisfazer o desejo de ter muitos seguidores.

Um interessante contraponto sobre isso são os microinfluenciadores. Eles são perfis relativamente menores (5 mil a 100 mil seguidores), mas com alto potencial de engajamento e conversão de novos consumidores.

Uma pesquisa da Linqua revelou que 78% das marcas querem trabalhar com microinfluenciadores, afinal, eles trazem bons resultados em relação ao retorno de investimento. A mesma pesquisa destacou que os profissionais entendem a importância desse trabalho e como a transparência deve ser levada a sério no trabalho com influenciadores.

Engajamento é construção

A ideia de elevar o engajamento no Instagram através dos novos seguidores obtidos por sorteio no Instagram é uma ilusão.

O engajamento real, ou seja, curtidas, comentários e compartilhamentos só acontece quando um usuário realmente se identifica com a marca. O conteúdo publicado precisa gerar identificação e reações como afirmação, alegria, humor, reflexão, e tudo isso é construído através de muito estudo sobre perfil de público.

E como não é o caso do sorteio, o risco da quantidade de seguidores cair logo após o resultado é enorme. Portanto, lembre-se: engajamento é construção!

A venda é resultado de um processo

Depois do que citamos acima, fica fácil entender que vender para seguidores que vieram de sorteios é muito mais difícil, não é mesmo?

Para transformar um seguidor em cliente, ele primeiro precisa se interessar sobre o seu nicho. A partir disso, é necessário atraí-lo com um conteúdo relevante e criativo, imagens ou vídeos atrativos sobre o produto ou serviço, além de ter um posicionamento de marca bem definido.

Ou seja, é um processo que leva tempo!

💡Então, o que funciona para o Instagram?

Sendo assim, como atrair clientes de forma sólida, a ponto de ganhar novos seguidores, gerar engajamento real e atrair mais vendas? Abaixo, listamos algumas das estratégias consideradas ideais para complementar o que já citamos acima. Confira:

  • Estude seu público: o que o perfil do seu nicho gostaria de ver? Por quais assuntos ele se interessa e sobre o que ele possui dúvidas? Entender as dores e desejos da sua persona podem ser o ponta pé inicial para uma boa estratégia nas redes sociais;
  • Faça um bom planejamento de conteúdo: após entender o seu público, separe um tempo para produzir boas pautas e faça um planejamento mensal. Assim, fica muito mais fácil trabalhar o seu conteúdo e como ele será publicado;
  • Seja constante: um dos segredos para o sucesso nas redes sociais é ser constante. Isto é, publicar novos conteúdos com frequência para que sua marca esteja fresca na mente do consumidor. Além disso, o próprio algoritmo do Instagram reconhece isso e passa a indicar mais um perfil que é constante nas publicações;
  • Explore os formatos: de tempos em tempos o Instagram lança novidades na plataforma e explorá-las pode ser um ótimo caminho para chamar a atenção dos seguidores: Stories, Reels, IGTV, lives… Esteja atento a esses recursos e experimente as possibilidades!
  • Faça parcerias: as parcerias podem ir muito além dos sorteios no Instagram. Você pode, por exemplo, convidar um especialista do seu nicho para fazer uma live e tirar dúvidas sobre um assunto específico. Essa interação pode ser interessante para ambos os perfis e é uma forma de enriquecer seu conteúdo.

💡O segredo para o sucesso no Instagram é um bom conteúdo!

Muitas pessoas utilizam a estratégia de realizar sorteio no Instagram e enxergam essa ação como válida. E tudo bem!

Acreditamos que o sucesso nas redes sociais é resultado de muito trabalho, planejamento e estratégias que funcionam com o tempo, sempre testando, errando e acertando. E você, qual a sua opinião sobre o assunto?

Aproveite e acesse outros conteúdos do nosso blog! Por aqui tem muito assunto interessante e relevante sobre o mundo do Marketing Digital.

E se você deseja melhorar seu desempenho no online, entre em contato com o time da K.Serafini Soluções! Somos uma agência de gestão de redes sociais que ajuda marcas a gerenciar suas redes sociais, melhorar seu posicionamento no mundo virtual e as suas estratégias de venda.