Newsletter: o que é, dicas e como fazer

Manter um bom relacionamento com o cliente e mostrar que você está próximo dele é um desafio para as empresas. E para esta missão, uma newsletter pode ser uma ótima solução.

Através deste recurso, você mantém o consumidor informado, atualizado e interessado no seu nicho e no que sua empresa tem a oferecer.

Mas, afinal, como fazer uma boa newsletter e manter a atenção dos consumidores na sua marca? No conteúdo de hoje trouxemos essas respostas para você. Continue a leitura e confira!

💡O que é uma newsletter?

Pode até ser que você já tenha ouvido o termo, mas ainda não conhece o significado de newsletter.

Ela nada mais é do que um boletim informativo enviado por e-mail para sua rede de contatos. Com foco na produção de conteúdo, ela tem o objetivo de trazer informações sobre o seu nicho ou o seu negócio, sempre buscando ser atrativa e interessante para quem lê.

É importante destacar que só recebe a sua newsletter quem preencheu um formulário e tinha interesse em receber esse tipo de conteúdo. O que é muito vantajoso para o e-mail marketing, que pode ser trabalhado a partir do momento em que esse usuário informou seu endereço de e-mail.

Mesmo que, a princípio, o objetivo de uma newsletter seja informar e não vender, ela é capaz de atingir vários estágios do funil. E mais do que isso, mantém o leitor sempre com a sua marca em mente, já que a frequência de envios pode ser semanal, quinzenal ou mensal.

💡Por que criar uma newsletter para sua empresa?

Um dos grandes benefícios de uma newsletter é que em troca de conteúdo fresco e de qualidade que sua marca oferece, você recebe em troca o e-mail desse consumidor. Consequentemente, com uma lista de e-mails poderosa, as chances de negócio aumentam significativamente.

Além disso, existem outras vantagens e benefícios de trabalhar a newsletter para o seu negócio. Confira!

Você atinge um público realmente interessado

A partir do momento que um consumidor decidiu assinar a newsletter, significa que ele demonstrou real interesse pelo que você tem a oferecer.

Ou seja, é um público que provavelmente está atento ao que sua marca se propõe a fazer e, com o tempo, as oportunidades de venda podem ser trabalhadas mais facilmente.

Comunicação direta com a audiência

Nós sabemos que o algoritmo das redes sociais está sempre mudando e a entrega de conteúdo para os usuários parece estar cada vez mais limitada.

Em contrapartida, ao produzir uma newsletter, você tem a certeza de que a mensagem chegará ao seu público. Isso porque as ferramentas de e-mail marketing fazem todo esse trabalho de selecionar e enviar o conteúdo para a base de e-mails que você deseja.

Relacionamento mais próximo

Diferente de um post na rede social, o leitor que recebe sua newsletter está adquirindo um conteúdo exclusivo e único, que nem todos estão recebendo.

Isso significa que há uma certa intimidade da sua marca com esse público, o que é muito valioso para ambas as partes. Esse consumidor se sente mais “valorizado” e você pode produzir um conteúdo mais direto, como se fosse uma conversa com a audiência.

💡Como criar uma newsletter incrível

Bom, já deu para entender que uma newsletter pode ser uma ótima forma de estreitar o relacionamento com o seu cliente, certo?

Mas, a pergunta de milhões é a seguinte: como fazer uma newsletter incrível, atrativa e capaz de converter?

Abaixo, trouxemos um passo a passo para você trilhar esse caminho!

Escolha a ferramenta

Para começar a sua jornada na construção de newsletters incríveis, é importante escolher uma boa plataforma que ajude a fazer esse trabalho de forma simples e prática.

Ela deve ter um bom suporte, contar com bons templates de newsletter para você escolher, além de terem fácil manuseio. Confira a seguir algumas das opções mais utilizadas e recomendadas no mercado:

  • Hubspot;
  • Mailchimp;
  • RD Station;
  • Lead Lovers.

Segmente sua lista de e-mail

O primeiro passo é analisar e otimizar a lista de e-mails que você já possui. Isto é, dividi-los em categorias como leads, potenciais clientes, informativos e clientes que já compraram com você.

Essa divisão é importante, pois é preciso avaliar as expectativas dos clientes, entendendo se eles querem ou não receber esse tipo de conteúdo. Assim, você evita cancelamentos na assinatura do e-mail e atinge um público mais certeiro.

Atenção à privacidade e ao espaço do usuário

Outro cuidado que requer atenção é sobre a privacidade do usuário no envio da newsletter.

Isto é, não repassar os dados do usuário para outras pessoas ou empresas. É válido elaborar um documento com as Políticas de Privacidade da empresa, reforçando que esses dados não serão compartilhados com terceiros.

Além disso, fique atento para não ser invasivo: o envio de muitos e-mails em sequência pode cansar o leitor e fazer com que ele cancele sua assinatura. Seja periódico e produza sempre conteúdo de real valor!

Seja atrativo

Falando agora sobre o conteúdo da newsletter, é essencial que você seja sempre o mais atrativo possível a ponto do leitor querer abrir o e-mail.

Para isso, busque trazer conteúdos como os últimos textos do seu blog, últimas notícias do seu mercado, dúvidas do leitor sobre determinado assunto e etc.

O formato dos conteúdos na sua news também é importante. Procure variar, trazendo listas, infográficos, entrevistas, quizzes, vídeos e e-books, sempre com foco em chamar a atenção do leitor.

E por último, mas não menos importante, o título da sua news precisa ser chamativo. Use sua criatividade e utilize recursos como caixa alta e emojis que possam ajudar a criar esse senso de curiosidade no leitor.

Não se esqueça dos CTA’s

Lembre-se, uma boa newsletter terá o poder de levar o leitor até o site do seu negócio.

Para isso, é importante estar atento ao CTA (call to action) no final da news e direcionar o leitor para o seu site, redes sociais, página de vendas ou contato da empresa.

No entanto, um link no início da news também é válido. Afinal, as chances de um leitor clicar em um link logo no início são bem altas, basta fazer a linkagem certa.

Faça os envios e fique de olho nas métricas

Finalizada a produção do e-mail, é hora de enviá-lo.

Sempre antes de enviar a versão final, faça um teste em um e-mail específico. Isso ajudará a entender se o envio deu certo ou se houveram problemas como links quebrados ou se ele foi pego pelo firewall de algum provedor.

Se deu tudo certo, faça o envio e comece a esperar pelos feedbacks. É sempre importante responder os comentários e analisar métricas como porcentagem de cliques e e-mails abertos.

Você também deve estar atento se sua news teve impacto no aumento de tráfego do site, blog, assim como no número de seguidores nas redes sociais. Analisar essas métricas é importante para ajudar a entender se a estratégia está dando certo ou se é preciso mudar algo.

Então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre a newsletter e o poder que ela possui no relacionamento com seus clientes?

É preciso estar atento a estratégias como essa para manter o seu consumidor engajado, interessado e sempre com a sua marca em mente.

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