A importância do posicionamento de marca no digital

Você já parou para pensar em como sua marca é vista pelo público? Pode ser que na sua cabeça a ideia esteja consolidada, mas se você não conseguir externalizar seus pensamentos e projetos de modo a alcançar seus clientes, tudo é em vão. Isso diz respeito ao seu posicionamento de marca, que é a forma como sua empresa é vista pelo seu público alvo.

Quando pensamos em grandes empresas de sucesso, todas elas têm um posicionamento de marca bem consolidado e conseguem estabelecer uma relação direta com seu público. Netflix, Coca-Cola, Amazon, todas elas estão presentes no ambiente digital continuamente.

Redes sociais, e-mails, anúncios, blogs… estar presente nestes espaços digitais é o caminho para te aproximar do seu público. Antes de construir uma estratégia de posicionamento de marca é preciso pensar: qual é o meu público? Qual é o problema dele que eu estou querendo resolver? Por que o meu negócio é a melhor alternativa para esse cliente?

Tendo essas questões bem definidas é hora de se afirmar enquanto marca no digital.

💡Posicionamento de autoridade

Se posicionar digitalmente não significa apenas fazer posts “bonitinhos” e publicá-los nas redes sociais. Estratégias de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing são capazes de fornecer informações de valor para o seu público, e podem te ajudar a se tornar uma referência no seu ramo de atuação.

Se tornar uma autoridade no seu nicho é essencial, já que em um mercado cada vez mais competitivo, quem não se destaca não possui credibilidade. Dessa forma, o marketing digital possibilita que a empresa reforce e propague sua reputação. Assim, os resultados tendem a ser cada vez melhores, inclusive financeiramente.

E vamos ser sinceros, o objetivo final é vender, não é? Entregar um produto ou serviço de qualidade para o cliente, e que seja lucrativo, é o objetivo de todo negócio.

💡Aproximação com o público

Se o seu objetivo é vender, logo você precisa de aproximar do seu público e ir até ele! Uma presença forte no Instagram, Facebook, blogs, é fundamental para criar uma interação com seus clientes. É preciso considerar onde seu público está mais presente: talvez a melhor estratégia seja ser mais ativo no LinkedIn ou através de e-mails de marketing, tudo depende de com quem você está falando e quais são seus interesses.

Use o meio digital para dialogar com o seu público, receber feedbacks sobre seus produtos, entender quais são suas dores e como o seu negócio pode evoluir.

💡Concorrência e futuros clientes

A concorrência cada vez mais acirrada não permite que sua empresa fique parada no tempo. Qualquer negócio que deseje se manter “vivo” tem que estabelecer uma estratégia para se posicionar no ambiente digital. Imagine competir com um concorrente que está criando autoridade no mercado digital, realizando campanhas, fidelizando seu público, enquanto você faz um post para o Instagram a cada três meses?

Além disso, a presença no meio digital auxilia e muito na captação de novos clientes. Seu site e seu feed do Instagram podem, por exemplo, funcionar como um portfólio do seu trabalho e do serviço que sua empresa oferece. Quem nunca procurou uma página de determinada marca no Facebook ou Instagram para saber mais sobre o produto antes de adquiri-lo? É uma prática muito comum!

Se posicionar digitalmente, especialmente nos dias atuais, é uma necessidade para todo negócio que deseja evoluir e se consolidar no mercado.

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