Campanha de Dia das Mães: 5 propagandas para te emocionar nesta data especial

A segunda data mais importante do varejo, o Dia das Mães, é conhecida por suas campanhas criativas.

As datas sazonais fazem sucesso no Brasil: as exposições aguardam ansiosamente as datas comemorativas para impulsionar as vendas, e os compradores antecipam preços mais baixos e condições especiais em produtos que já estão no mercado há algum tempo.

Uma dessas datas significativas é o Dia das Mães. Originário dos Estados Unidos, o dia das mães chegou em 1932, mas só foi formalizado entre 1964 e 1985, transformando o segundo domingo de maio em uma data especial para os brasileiros.

As datas comemorativas são uma excelente oportunidade para criar materiais e ações promocionais. Uma campanha de promoção de uma marca bem executada agrega valor e pode gerar engajamento.

💡O que mudou nas últimas campanhas em decorrência do isolamento social?

Em 2021, pelo segundo ano, o Dia das Mães foi comemorado em quarentena devido à pandemia, mas você sabe qual o impacto dessas condições nas vendas e no faturamento do e-commerce?

Confira algumas de nossas descobertas:

  • Em 2019, o mercado de e-commerce movimentou R$2,78 bilhões no primeiro dia do ano. Em 2020, apesar da pandemia, as vendas no varejo pela internet aumentaram 117%, chegando a R$6,02 bilhões. Esse aumento foi de 14% em 2021 em relação ao ano anterior, resultando em um lucro de R$6,4 bilhões para os e-commerces.
  • Os consumidores que fizeram uma compra em uma loja em 2020 e retornaram em 2021 representaram 3% da recompra. A recompra representou 5% do total em 2019.
  • Quando se trata de ticket médio, também houve aumento em 2021 em relação a 2020: o aumento foi de 21%, elevando o total para R$476,90. O preço médio em um ano sem pandemia foi de R$536,03 em 2019.
  • Apesar de algumas quedas ao comparar os dados recentes com os resultados de 2019, a métrica primária, faturamento total, aumentou. Procure ideias para vender no Dia das Mães e acompanhe o boom!

💡Ideias para vender no Dia das Mães:

Você sabe quais são os produtos mais procurados no dia das mães? Confira: mesas de centro personalizadas, produtos de beleza, perfumes, roupões, flores, entre outros. Mas, mesmo que sua empresa não atenda a esses mercados, considere quanto dinheiro você poderia economizar se soubesse mais sobre seu cliente e consiga investir no que realmente vende.

O Dia das Mães é um dia que afeta muitas pessoas como: esposas, irmãs, tias, cunhadas e amigas próximas – todas podem ser presenteadas neste dia. Conhecer seu público permite que você adapte suas comunicações, campanhas, ofertas e produtos às suas necessidades específicas.

💡Marketing digital para campanha de Dia das Mães:

Você já sabe como destacar os seus produtos e serviços e, como se manter relevante no mundo online? Confira essas dicas para ajudar você a transformar o dia das mães em um grande dia para o seu negócio:

  1. Promoções com cupons ​​exclusivamente para a data: Planeje com antecedência para oferecer promoções ou condições especiais para aumentar suas vendas e impressionar seu público com sua criatividade e sensibilidade.
  2. Novos leads – com benefícios e vantagens: quem está chegando ao seu negócio agora precisa se sentir excepcional. O que há de errado em estruturar ações em torno de novos leads? Além dos descontos, você pode considerar pequenos detalhes que farão a diferença na primeira compra do usuário em sua loja.
  3. Campanhas personalizadas e humanizadas: são parte importante de toda estratégia, mas são especialmente importantes no dia das mães. A data é conhecida por ser emotiva, alegre e cheia de amor, mas lembre-se de que nem todos se sentem comovidos a comemorá-la, e que uma comunicação humanizada pode ajudar a prevenir e evitar desconfortos. Apresente ao seu público uma campanha de Dia das Mães que emocione e, mais importante, que genere identificação.
  4. Customer Success: sempre falamos sobre a importância de se comunicar com seus clientes, não é? Mas é importante reforçar que: iniciar essa conversa, essa troca, aumenta o engajamento em seu site, páginas de mídia social ou blog. As estratégias de sucesso do cliente podem ajudá-lo a descobrir qual é a melhor maneira de fazer esse próximo contato.
  5. Envolva seu público: convide-os a participar de sua campanha de Dia das Mães postando histórias reais em seu blog, repostando fotos, realizando um concurso, compartilhando fotos e vídeos de mães recebendo presentes e assim por diante. Inovar e fazê-lo de forma humanizada e empática.
  6. Seja omnichannel: esteja onde seu público está, da maneira que eles esperam e com a melhor apresentação possível. Pense em novos modelos de atendimento aos seus clientes, e estratégias híbridas podem ser uma boa opção. Sistema drive-thru, entrega e possibilidade de devolução de uma compra online em uma loja física. Todas essas opções fortalecerão uma estratégia omnichannel.

💡Confira ótimas ideias de campanhas para o Dia das Mães:

1. O Mercado Livre

A campanha da empresa traz um toque moderno: a mãe totalmente atualizada, blogueira e “youtuber”. As entregas cresceram muito depois da pandemia e o Mercado Livre que tem o público totalmente voltado ao e-commerce soube captar bem o que o público gosta de fazer, principalmente, quando chega uma entrega nova, um unboxing, cada vídeo traz um presente diferente.

Veja:  https://www.youtube.com/watch?v=HROWFxkGAnE

2. Hering

A marca contou com a ajuda de duas celebridades nacionais para divulgar a campanha: Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, que demonstraram que cada mulher tem seu próprio ritmo. A campanha, que foi ancorada pela música “sorte”, contou com um grande elenco que representava uma ampla gama de histórias e ritmos.

Confira: https://www.youtube.com/watch?v=yH8DmGlmJj4

3. Natura

A campanha acompanhou os percursos das mulheres e foram descritos pelos seus filhos. No Dia das Mães, as crianças presentearam suas mães com um livro contendo suas próprias histórias pessoais. O objetivo era demonstrar como essas mulheres são realmente heroínas na vida real.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=OWEJL07BDCA

4. Vivo

Inspirada na Copa do Mundo, a Vivo lançou a campanha “JogueJunto” em 2018, destacando a história do jogador Gabriel Jesus e como sua mãe teve um papel importante em todos os aspectos de sua vida, além de como ela o ajudou a chegar à seleção brasileira.

Relembre: https://www.youtube.com/watch?v=Xy-2EIBoB2Y

💡Todo dia é dia das mães!

Embora sua campanha de Dia das Mães ocorra apenas uma vez por ano, é fundamental reforçar a importância de manter um relacionamento constante com seus clientes, independentemente do mês. Sempre estimule o diálogo, conheça-os e aprenda quais são suas dores e desejos, e como você pode ajudá-los.

Por exemplo, com o mês, você pode explorar outros temas ao longo do ano, como os desafios da maternidade no dia a dia, a importância de uma rede de apoio. Crie um ambiente seguro para se comunicar com seu público e mantenha esse canal aberto. Essa é uma das melhores maneiras de humanizar sua marca.

💡Você não pode esperar para que seu plano se concretize, se planeje!

Lembre-se do seu público e da sua viagem de compras: o que ele espera da sua marca? Consulte seus dados do dia anterior do mês para ver quais foram os resultados da sua campanha. Planeje sua rota com cautela e previsão para evitar surpresas ao longo do caminho.

Se sua empresa ainda não criou uma campanha para este evento, por que não começar com nossas sugestões? Coloque suas ideias criativas em prática para vendê-las no Dia das Mães.

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