Linguagem nas redes sociais

Você sabia que cada rede social possui uma linguagem específica? Por exemplo, a linguagem do LinkedIn é completamente diferente da linguagem utilizada no Youtube, certo? Sim, no post de hoje falaremos sobre a linguagem nas redes sociais!

Por isso, antes de definir os canais digitais de atuação do seu negócio, leve em consideração o seu público específico.

Afinal, os diversos usuários das mais variadas plataformas digitais possuem linguagens próprias e estar atento aos mínimos detalhes é fundamental para o sucesso dos seus resultados!

💡Por que é importante entender a linguagem de cada rede social?

Imagine: uma empresa produz um vídeo institucional mega formal para anunciar novas vagas no TikTok. Não faz muito sentido, né?

É exatamente o que estamos tratando no conteúdo de hoje, todas as redes sociais são repletas de possibilidades para quem empreende, porém é preciso adaptar o seu conteúdo para cada formato e também identificar qual é a audiência daquele canal.

Por isso, analise cada rede social e estude o público que mais engaja com o perfil da sua empresa, as possibilidades são inúmeras e as chances de sucesso maiores ainda.

Descubra mais a seguir!

💡Facebook

O Facebook se tornou a maior rede social do mundo e certamente uma parcela do seu público-alvo estará por lá. Ao criar sua página corporativa, entenda que ela serve para mostrar seu negócio e não para assuntos pessoais.

Então, utilize a ferramenta para alcançar novos fãs, interagir com os clientes e deixe os assuntos particulares para o seu perfil pessoal!

Família, amigos, grupos, as pessoas buscam a rede social para passar o tempo, se divertir. O clima informal é uma ótima opção para você criar conteúdos que aproximem a sua marca da audiência.

💡Instagram

Os especialistas garantem que o Instagram tem uma capacidade de engajar o público até 15 vezes mais do que o próprio Facebook. Se você ainda não colocou a sua empresa na rede social dos stories, reels e IGTVs, provavelmente está perdendo vendas!

Não adianta criar um perfil no Instagram e postar apenas imagens e anúncios institucionais. Use o seu perfil de forma mais descontraída, como seus próprios seguidores. Imite-os, misture-se a eles, mostre o dia a dia de seu negócio.

O público jovem definitivamente domina a rede social com diversas fotografias, hashtags, influencers e até dancinhas no reels. Aproveite as ferramentas que a própria rede social disponibiliza e mão na massa!

💡WhatsApp

Antes de mais nada precisamos pontuar: o aplicativo do Whatsapp possui mais de 120 milhões de brasileiros conectados em sua rede social. Um ótimo motivo para investir no canal digital, não é mesmo?

O grande fenômeno entre os aplicativos de conversas privadas, o Whatsapp pode ser uma estratégia poderosa na hora de auxiliar os pequenos e médios negócios a potencializarem a forma de se comunicar com possíveis clientes.

Promoções exclusivas, conteúdos voltados para grupos, as possibilidades são inúmeras! Aproveite o contato direto com a audiência para aproximá-la do seu negócio e é claro, invista numa linguagem humanizada!

💡Twitter

Você sabia que a rede social do passarinho é considerada a plataforma número 1 para descobertas e tem mais: 53% dos usuários tendem a ser os primeiros na hora de apostar em novos produtos!

Altamente engajado e com uma produção poderosa de conteúdos, o Twitter demonstra cada vez mais que chegou para impactar e influenciar positivamente a publicidade dos negócios.

Vale lembrar que o microblog conta com apenas 260 caracteres para conquistar o público através de memes, ganchos com os assuntos mais comentados do momentos, cultura pop e o que a sua criatividade planejar. Desafiador que se chama, né?

💡LinkedIn

Se você tem uma empresa, provavelmente já ouviu que ela deveria estar no Linkedin para negócios. Seja para o network, para atrair novos parceiros/investidores e até mesmo para divulgar vagas da empresa. Os melhores profissionais estão por lá!

Atualmente, o Linkedin se tornou uma rede social focada em negócios, com inúmeras oportunidades para marketing e vendas. Por exemplo: o Facebook e o Twitter são mais voltados ao relacionamento pessoal e o Linkedin para o business.

Por se tratar de uma rede social mais técnica, com diversos profissionais das mais variadas áreas, vale a pena apostar no tom mais formal e profissional. Assim, se você for replicar conteúdos de outras redes sociais, não se esqueça de adaptar!

💡Pinterest

A rede social queridinha das pessoas que buscam novas inspirações, ideias e referências para decorar ambientes. Se o seu negócio está ligado ao ramo da arquitetura e decoração, não deixe de aproveitar a oportunidade!

Devemos destacar que a rede social é completamente visual, na hora de divulgar os seus produtos, invista em fotografias ambientadas e também em fotos em alta qualidade do que você deseja anunciar.

O Pinterest foi criado no começo de 2010 por Ben Silbermann e funciona como uma rede de compartilhamentos. De acordo com uma pesquisa da Forbes, a rede social atrai em sua maioria, a Geração Z (que vai dos 18 aos 24 anos) e os Millennials (de 25 a 44).

💡Youtube

Para além do entretenimento garantido através de lives, vídeos engraçados e entrevistas com diversas celebridades (a gente aposta que você tem um canal favorito, certo?), o Youtube é uma grande vitrine de mercado dos tempos atuais!

Uma grande parte da audiência costuma buscar o canal da empresa antes de realizar uma compra. Seja para identificar o diferencial, assistir reviews e até mesmo visualizar melhor o produto.

Criar um Youtube para a sua empresa é uma estratégia fundamental para sair na frente da concorrência, principalmente para negócios que lidam com o visual, como os segmentos de estética, decoração, moda e gastronomia. Crie vídeos interativos e venda muito mais!

💡TikTok

A rede social do momento já soma mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o planeta e se engana quem pensa que somente os adolescentes estão conectados à rede.

Desde o início da pandemia, o TikTok se destacou entre tantas redes sociais e os seus números não param de crescer. Pessoas de todos os gêneros e idades estão migrando para a plataforma famosa por seus vídeos curtinhos e instigantes.

Vale destacar o papel fundamental que a rede social está adquirindo frente à indústria fonográfica. Seus influencers com milhões de seguidores lançam novas danças que se tornam até mesmo a coreografia oficial de diversos hits mundiais.

Se você ainda não migrou o seu negócio para o TikTok, saiba que está perdendo clientes para a concorrência!

A K.Serafini Soluções é uma agência de gestão de sites e redes sociais que ajuda marcas a gerenciar seu site e suas redes sociais, melhorar seu posicionamento no mundo virtual e as suas estratégias de venda. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços e como podemos te ajudar!