Marketing Verde: O que é e como aplicá-lo no seu negócio!

Aproveitando o Mês do Meio Ambiente, que tal descobrir o que é marketing verde e como aplicá-lo no seu negócio? Ele pode ser uma estratégia poderosa de vendas!

Mais do que nunca, o mundo está com os olhos voltados para as questões sustentáveis e o marketing se adequou à realidade cada vez mais presente na experiência de consumo.

Aquecimento global, grande presença de plásticos nos oceanos, desmatamento, escassez de recursos naturais. São muitas as ameaças globais que andam despertando o alerta.

Por isso, os consumidores buscam um estilo de vida mais consciente e engajado com as práticas ecológicas. Assim, eles procuram produtos e serviços com os mesmos ideais.

Para alguns dos que aderem à causa sustentável, esta não é uma questão de preferência e sim de limitação do seu consumo: elas escolhem apenas empresas que são eco-friendly.

Caso você ainda não esteja por dentro do marketing verde, não tem problema! Preparamos um conteúdo super completo para você entender um pouco mais sobre esse tema.

💡Mas afinal, o que é marketing verde?

O marketing verde é uma estratégia de marketing atrelada à soluções ecológicas. Você também pode conhecê-lo como ecomarketing, marketing ecológico, marketing sustentável…

A estratégia deste tipo de marketing visa a utilização de produtos e serviços que atendam às questões ambientais, além de transmitir a ideia de que o seu negócio é eco-friendly.

Por isso, as empresas que utilizam o marketing verde vinculam um forte apelo ambiental à imagem da sua marca, posicionando-se a favor do consumo ecologicamente consciente.

💡Quais são os princípios do marketing verde?

Se você possui interesse em aplicar o marketing verde na sua empresa, conheça as primícias desta estratégia e aplique-as dentro do seu negócio.

Para isso, seu negócio precisa ser:

  • Ecologicamente correto;
  • Economicamente viável;
  • Socialmente justo;
  • Culturalmente aceito.

Mas você deve estar se perguntando: “como funciona na prática?”. Basicamente, você implicará uma responsabilidade ambiental, econômica, social e cultural ao seu negócio.

Ah, vale lembrar que para aplicar o marketing verde no seu empreendimento é preciso estar por dentro dos 3 Rs do consumo consciente: reduzir, reutilizar e reciclar. Anotou? Tem mais!

Não se engane, a estratégia pode ir muito além do benefício ao meio ambiente. O marketing verde é uma forma de economizar recursos e aumentar a lucratividade da sua empresa.

Preste bastante atenção neste dado: de acordo com o levantamento do Google Trends, o Brasil foi o país latino-americano que mais pesquisou pela sigla ESG – do inglês Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G) – entre março de 2021 e fevereiro de 2022.

Isso mostra que a sustentabilidade é uma das prioridades das organizações.

Greenwashing: não cometa o erro mais amador!

Em hipótese alguma promova um “discurso verde” à sua marca se a sua empresa não realiza atitudes concretas acerca das práticas sustentáveis. Isso se chama greenwashing!

O termo pode ser traduzido para “lavagem verde” e remete ao blefe utilizado por empresas que enganam seus consumidores promovendo uma imagem amigável ao meio ambiente.

Porém, suas atitudes caminham na contramão do discurso adotado pela empresa. Por exemplo, uma marca se autodenominar eco-friendly mas despeja resíduos tóxicos no mar.

Este tipo de atitude pode gerar uma grande crise na imagem do seu negócio. Nunca venda uma imagem ecológica se a sua empresa não aplica o marketing verde no seu dia a dia!

💡Como deixar o seu negócio mais verde?

Chegou a hora de colocar em prática tudo o que falamos acima sobre o marketing verde, melhore a imagem da sua empresa, atraia mais clientes e economize nos seus gastos.

1) Economize água
2) Busque ongs que promovam a redução da poluição e colabore com alguma delas
3) Evite utilizar materiais não-biodegradáveis
4) Explore meios de potencializar a durabilidade dos seus produtos
5) Realize a coleta de lixo consciente
6) Troque serviços que poluem à natureza por alternativas ecologicamente conscientes

💡3 empresas que utilizam o marketing verde!

Que tal  conhecer 3 negócios que utilizam o marketing verde e são cases de sucesso eco-friendly em todo o Brasil? Vamos lá, é hora de se inspirar nas maiores!

Natura

A Natura é reconhecida mundialmente por ser uma fabricante de produtos de beleza e ter um processo de branding baseado verdadeiramente nos conceitos de sustentabilidade.

Ela utiliza diversas estratégias de marketing e desenvolve parcerias com produtores rurais para a exploração consciente e o manejo controlado de algumas das riquezas naturais do país: castanha do pará, erva doce, entre outros.

Unilever

Já a Unilever é uma multinacional anglo-holandesa que possui diversos produtos e marcas bastante conhecidos pelos clientes no Brasil. Ela é uma das líderes mundiais quando o assunto é empresas sustentáveis.

O Plano de Sustentabilidade da Unilever está centrado em três grandes áreas: saúde e bem-estar, meio ambiente e melhores condições de vida e trabalho.

Nestle

Por fim, a Nestlé é uma gigante suíça especializada na produção de alimentos. Suas marcas são reconhecidas nos mais diversos países, além de serem sinônimos de responsabilidade socioambiental.

Com um score geral de 92/100, a Nestlé recebeu os melhores escores da indústria em todas as três dimensões: Econômica, Social e Ambiental.

O Índice elogiou a empresa por suas “medidas extraordinárias” para inserir os direitos humanos em suas políticas de gestão de fornecedor, assim como sua liderança em saúde e nutrição.

A K.Serafini Soluções é uma agência de gestão de sites e redes sociais que ajuda marcas a gerenciar seu site e suas redes sociais, melhorar seu posicionamento no mundo virtual e as suas estratégias de venda. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços e como podemos te ajudar!