Checklist de publicação de blog em WordPress

No Marketing Digital, a primeira ação é a criação de um site que seja moderno, dinâmico, responsivo e com conteúdo relevante. Para aproveitar melhor todas as possibilidades que um site pode oferecer para alavancar os negócios B2B, é preciso seguir um checklist de publicação.

Sites produzidos para clientes da K.Serafini Soluções são feitos apenas na plataforma WordPress. Afinal, quando o assunto é gerenciamento de conteúdo em páginas da Internet, esta plataforma é a mais usada no mundo. Na web, a ferramenta é responsável por mais de 60% das páginas online.

Especificamente para a aba blog, são muitas as vantagens da criação desta página pelo WordPress. Uma delas é a visibilidade que oferece e, consequentemente, a considerável habilidade em atrair usuários que podem ser convertidos em Leads.

Em linhas gerais, a alma do blog WordPress de uma empresa B2B ou indústria é o conteúdo. Desta forma, além de relevante, o conteúdo precisa passar por um checklist de publicação WordPress para atrair visitantes e fidelizar clientes.

Acompanhe o conteúdo de hoje e entenda melhor este checklist de publicação.

💡Checklist de publicação em WordPress de sucesso

Vamos apresentar os principais pontos a serem verificados durante uma publicação no WordPress. Esses elementos possuem funções específicas, e se você adotar boas práticas na criação de cada um deles, contribuirá diretamente no engajamento do seu conteúdo.

Heading Tags

No topo do checklist de publicação do blog em WordPress entra a arquitetura da informação, que é a forma de hierarquizar os conteúdos.

Além de tornar a leitura do usuário mais fácil e objetiva, essa organização faz com que os motores de busca encontrem um conteúdo pela organização do texto. Dessa forma, os robôs vão recomendar a página como a que melhor representa a solução para as palavras-chave pesquisadas.

A técnica em SEO é definida por uma estrutura em tópicos com as informações que serão abordadas no conteúdo, hierarquizando todas essas notícias em cabeçalhos (Heading Tags).

Heading Tags são como marcadores, utilizados para organizar e definir a estrutura da página de um site – também conhecidos como cabeçalhos. São seis Heading Tags disponíveis – do H1, o mais importante, e o H6 o de menos importância, levando em consideração a hierarquia.

Estrutura de Hierarquia:

  • H1 (Heading Tag 1): é o título da página, tem prioridade e deve capturar a atenção do leitor;
  • H2 (Heading Tag 2): é o subtítulo usado para dividir o tema do conteúdo em tópicos;
  • H3 (Heading Tag 3): é o subtítulo do H2 usado para adicionar informações extras aos tópicos definidos;
  • H4 (Heading Tag 4), H5 (Heading Tag 5), em diante: delimitam ainda mais as informações complementares do conteúdo da heading anterior.

Esses cabeçalhos são o que estruturam toda a página. São fundamentais para a legibilidade e para o SEO. Títulos e intertítulos ajudam o Google a entender os principais tópicos de uma publicação longa e podem favorecer a classificação no buscador.

Título SEO

O Título SEO é o título que aparece no HTML da página. É esse título que vai ser lido pelo Google, na hora em que o buscador examina todos os sites da internet de acordo com a pesquisa feito pelo usuário, e é exibido na página de resultados, como o exemplo abaixo:

Desta forma, para que o conteúdo da sua empresa seja mais facilmente encontrado nas pesquisas, confira algumas dicas abaixo:

  • Use as palavras-chave que seu público pesquisa no Google;
  • Inclua a palavra-chave principal no início do Título SEO;
  • Crie um título que contenha até 60 caracteres;
  • Pense em formas atrativas para o Título SEO;
  • Inclua informações importantes ou curiosas no Título SEO.

URL

URL é o endereço que você digita para entrar em um site na internet como, por exemplo: http://kserafinisolucoes.com.br/blog/.

Pode parecer que a URL não tem significado algum dentro do mecanismo de busca do Google, mas é um equívoco pensar assim.

Se o domínio for longo demais ou difícil de entender ou, ainda, não estiver relacionado com o mercado em que você atua, muitos usuários podem deixar de clicar nele.

Confira abaixo a estrutura básica de uma URL que é preciso aplicar no checklist de publicação de blog WordPress:

  • Escolha o domínio que “converse” com o nicho de mercado da sua empresa;
  • Dê preferência por palavras mais fáceis de compreensão;
  • Na maioria dos casos a própria keyword do post serve como url, desde que não seja de concorrente ou de uma marca;
  • Sempre que possível, deixe sua URL curta.

Meta Description

Uma meta tag (ou meta description) é uma tag HTML usada para descrever o conteúdo de uma página da web. Esta descrição será exibida abaixo do título e do URL da sua página nos resultados do mecanismo de pesquisa. Para aparecer no Google sem cortes a tag deve ter entre 140 e 160 caracteres.

Como as meta descriptions aparecem com seu título e URL nas páginas de resultados, elas têm o poder de ajudar ou prejudicar as taxas de cliques dos seus resultados. A palavra-chave no corpo da meta tag é um sinal de relevância para os mecanismos de pesquisa que podem ajudar no ranqueamento.

Dicas para incentivar cliques e fazer visitantes da pesquisa para o site da sua indústria ou empresa B2B:

  • Tags de uma ou duas frases (140-160 caracteres);
  • Não se esqueça de incluir sua palavra-chave;
  • Adicione um CTA (Call to Action ou Chamada para Ação) se for relevante;
  • Evite meta tags duplicadas;
  • Crie tags significativas e descritivas, apresentando o conteúdo;
  • Vise uma emoção.

💡Importância das palavras-chave na publicação de conteúdo de blog WordPress

Palavras-chave – ou keywords – são o principal instrumento de uma pesquisa no Google. São termos compostos por uma ou mais palavras e são a forma como um usuário escreve a sua dúvida nos buscadores com o objetivo de obter respostas e solucionar dúvidas e problemas.

Ao fazer a lista de palavras-chave é necessário levar em conta não apenas o volume de buscas nos quais elas são usadas, mas também outros fatores: concorrência e sazonalidade.

Para a elaboração desta lista é importante ainda considerar que alguns termos são muito genéricos como, por exemplo, “ponte”. Quando o usuário faz a pesquisa por esta palavra, pode estar procurando pela localização de uma determinada ponte (ponte rio niterói), por um tratamento médico (ponte de safena) e até mesmo um time (ponte preta).

Por isso é recomendado usar termos combinados. Ao invés de pesquisar pela palavra “camiseta”, é recomendável combiná-la com outras palavras como “camiseta feminina esportiva”. Ao aprimorar a palavra-chave, as chances de atingir o público correto e aumentar a conversão são maiores.

Dicas finais: É importante que os artigos tenham, pelo menos, entre 600 a 1000 palavras.

E, como regra geral, é recomendável usar a palavra-chave pelo menos três vezes ao longo de cada texto (variando conforme a quantidade de palavras). Assim, ela poderá ser percebida com o destaque que merece.

Existem vários plugins e ferramentas SEO para publicação em WordPress que podem ajudar muito no trabalho de conteúdo.

Precisa de ajuda para criar e gerenciar um site para o seu negócio? Nós da K.Serafini Soluções podemos te ajudar, entre em contato conosco.