“O presente e o futuro estão no TikTok. E você?”
O TikTok não é uma rede social exatamente nova. Ele nasceu em 2017, lançado pela startup chinesa ByteDance, e depois de uma fusão com um aplicativo que também pertencia à empresa, mudou algumas ferramentas e adotou o formato atual. A companhia já havia testado um modelo similar no mercado do país oriental. Tratava-se de um espaço de criação de vídeos com música, o que ainda hoje é uma das funções mais utilizadas. Contudo, o TikTok está longe de ser limitado apenas a isso. Ele já é o quarto maior aplicativo em número de usuários no mundo, tem um público que não é só mais formado por jovens e sua expansão abre um novo lugar de compartilhamento de conteúdo para profissionais e empresas. Bom para o entretenimento e para os negócios.
E é fácil entender o porquê de ser um aplicativo atraente para todas as marcas. O primeiro ponto a favor é o aumento crescente de pessoas ligadas no TikTok. O período de quarentena e isolamento social por causa da pandemia de coronavírus contribui, e muito, para essa ascensão cada vez mais veloz, já que os índices de pessoas conectadas na internet, em diferentes plataformas, também aumentaram. No entanto, o aplicativo já estava em uma curva de crescimento considerável, e já era apontado como tendência para este ano. Com 1,5 bilhão de usuários mensais, o TikTok havia ultrapassado Facebook e Instagram na contagem de downloads no ano passado. Outros fatores que favorecem a rede.
O que mais agrada no TikTok, atualmente, é o oferecimento de um enorme alcance orgânico. O aplicativo se utiliza de comunidades, com diferentes assuntos (também disponibiliza o uso de hashtags) e tipos de conteúdo possíveis, e mostra que quem chegar primeiro por lá, neste momento, vai levar a sua mensagem a um grande público. Isso explica o interesse dos influenciadores e marcas, também atraídos pelos convites do aplicativo, em garantir os seus nomes na plataforma. Não à toa, marcas gigantes como a NBA e a RedBull já entenderam o uso do TikTok. E há também espaço para micro influenciadores e anônimos que buscam chegar em outro patamar na internet.
Para isso, uma opção de muito valor à disposição dos usuários é poder compartilhar conteúdos criados em outras plataformas com o TikTok, e espalhar os vídeos deste aplicativo em outras redes sociais. Desta forma, o recurso de transmídia, que permite essa interação entre os aplicativos, favorece o alcance e o crescimento do perfil em várias frentes, e muda a perspectiva quanto à produção de conteúdo. Existe a função de compartilhamento para o Instagram, por exemplo, e ainda a possibilidade de divulgar links, como os dos canais de Youtube e qualquer outro site. O TikTok também libera a transmissão de lives, de acordo com o crescimento e relevância do perfil. A ferramenta, em tempos de distanciamento entre as pessoas, é uma das formas mais usadas para debates e conversas, atualmente.
TikTok para os negócios
A própria rede social já está convidando e querendo que as marcas estejam no TikTok. É mais uma oportunidade para as empresas continuarem a atingir públicos diferentes e marcar suas posições. Dentre as opções viáveis para conteúdos produzidos por empresas, estão: vender produtos, de maneira direta, e vídeos que expliquem produtos e serviços. É sempre importante ter depoimentos de clientes, falar dos canais de comunicação e mostrar o trabalho realizado, seja em cursos, palestras, vídeos explicando serviços e produtos da empresa, por meio de podcasts ou vídeos linkados ao TikTok, uma vez que também é permitido usar trechos de áudio e vídeo gravados ou captados na internet.
Tanto para perfis pessoais ou profissionais, é importante usar os desafios que a rede propõe. O TikTok é muito pautado nos desafios, e a boa utilização da criatividade para criar conteúdos dentro dos temas que estão em alta deve gerar bom engajamento. Assim como nas outras redes, é essencial manter a regularidade de postagens, para cativar o público e mantê-lo fiel.
Já é possível encontrar no TikTok profissionais de diferentes áreas bem sucedidos na rede. Está lá gente de diversas ocupações, que vão de piloto de avião a nutricionista ou professor de inglês.
Um case que já se tornou um sucesso foi a contratação de profissionais pela Nestlé através do TikTok. A gigante do ramo dos alimentos procurou por mão de obra especializada pela rede social, e acabou contratando um diretor de marketing através das interações no TikTok.
E você já faz parte do mundo do TikTok? Gostaria de algumas dicas de como utilizá-lo?