6 dicas de ações para comemorar o Dia do Cliente

Se você deseja agitar as vendas no mês de setembro, a nossa dica é adicionar em seu calendário o Dia do Cliente. Essa é uma excelente oportunidade para oferecer promoções e estreitar relacionamentos, em especial porque a data foi criada com o propósito de homenagear os consumidores.

Para se preparar para a data, além dos descontos, que já são uma prática comum, os consumidores estão em busca de reconhecimento e benefícios, essa é uma ótima oportunidade para gerar uma boa reputação para fortalecer a sua marca.

No post de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre a data e daremos dicas essenciais para inspirar você nas ações para o Dia do Cliente. Vamos conferir?

O que é o Dia do Cliente?

O Dia do Cliente acontece todos os anos em 15 de setembro. Há quem faça ações que vão do dia 15 ao 19, mas também há quem prefira trabalhar o mês inteiro com promoções.

A data foi criada em 2003, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de aquecer o mês de setembro em relação às vendas, pois costumava ser uma temporada fraca para o varejo físico do estado gaúcho. Atualmente, a data é comemorada em todo o país.

01. Oferte mimos como bônus em compras

Antes de definir qual ação fará para a data, faça uma pergunta inicial, o que meu cliente gostaria que minha marca fizesse por ele? Mas não se pressione, não é preciso uma grande e custosa ação para valorizar seus consumidores.

Pequenos mimos podem ser uma ótima opção para que o seu cliente se sinta especial. Existem diversas opções de mimos, desde brindes físicos, como máscaras, adesivos, pequenos cosméticos, entre outros.

Mas também podem ser mimos não tangíveis, como um voucher para a próxima compra. O importante é estar alinhado com o objetivo de vendas, você pode adicionar um voucher para a próxima compra como estratégia para que novos consumidores se tornem clientes recorrentes.

Ou ainda oferecer vários brindes diferentes dependendo do quanto o cliente comprar, atrelando a um estratégia de vendas com base no valor. Por exemplo: Compras acima de R$100 reais o cliente ganha um brinde X, em compras acima de R$300 o cliente leva um brinde premium.

Mas fique atento, apesar de poder atrelar os mimos a sua estratégia de venda, é importante que seu cliente se sinta valorizado e encantado com o brinde.

02. Ofereça benefícios para clientes recorrentes

Outra ação que pode ter início no Dia do Cliente é lançar uma onda de benefícios para os clientes que já conhecem a sua marca e que compram com frequência.

Valorize aqueles consumidores que são apaixonados pelos seus produtos/serviços, isso agrega positivamente ao relacionamento entre marca e cliente. Além de fortalecer seu negócio como um todo, mostrando para todos que sua marca valoriza os clientes fiéis.

Uma boa maneira de aplicar isso é criando um clube de vantagens. De maneira bem simples, com um programa de vantagens funciona através da contagem de pontos, a partir do momento que algum cliente compra um produto ele ganha pontos por cada compra. Após ter pontos suficientes, ele pode trocá-los por benefícios e bônus.

Existem diversas maneiras de iniciar um programa de fidelização e benefícios para os seus clientes. Você pode começar de maneira simples, oferecendo descontos progressivos a cada compra. O importante é definir quantos pontos valem cada compra, e com quantos pontos o cliente poderá retirar seu bônus. Deixar as informações claras e destacar os benefícios é o melhor caminho para o sucesso do clube de vantagens.

03. Promoções e Descontos

As promoções sempre são grandes atrativos para clientes, não é mesmo? E, claro, em uma data tão especial, elas não poderiam ficar de fora da sua lista de ações de marketing para o Dia do Cliente.

A boa e velha promoção pode cumprir seu papel se for feita com cuidado, levando em consideração os desejos dos seus clientes. Caso opte por fazer uma promoção, que tal fazer uma breve pesquisa nas redes sociais para entender quais produtos da sua loja seus clientes gostariam de ver em promoção?

Com o feedback de seus consumidores ficará mais fácil de selecionar os produtos e também é mais uma oportunidade de você se posicionar como uma marca transparente e aberta a opiniões. Ao fazer essa seleção especial de produtos vindas dos clientes você potencializa ainda mais as oportunidades de vendas, afinal você ofertará o que os clientes estão procurando.

04. Faça sorteios

Ainda dá tempo! Sorteios em redes sociais sempre geram um engajamento excelente. E, além disso, são uma ótima forma de divulgar o seu negócio para quem ainda não te segue ou não te conhece.

Você pode fechar uma parceria com outras empresas de ramos diferentes e preparar uma cesta de brindes.

Estude as possibilidades e não deixe de praticar o sorteio como uma das ações para o Dia do Cliente.

05. Faça uma mensagem de agradecimento especial

Segundo estudo realizado pelo Google o consumidor espera que as empresas façam mais para valorizar e demonstrar carinho. Uma boa abordagem para que seus clientes se sintam valorizados é fazer uma mensagem especial de agradecimento.

Pode ser algo simples, como um post nas redes sociais, onde sua marca agradece a cada cliente, quanto mais humanizada for a mensagem, melhor. Outra opção é adicionar um pequeno cartão em cada compra feita, se for feita a mão melhor ainda!

No fim das contas o seu cliente quer se sentir especial para a marca que ele gosta. Destaque o quanto cada cliente é importante para o seu negócio, não apenas no Dia do Cliente, mas em todos os momentos.

06. Reforce o seu relacionamento com clientes

Para fechar, um dos momentos mais importantes para o seu cliente é quando ele recebe o produto, quando sai com o produto na sacola da loja ou no caso de serviços quando ele adquiri aquele serviço tão desejado. É nesse momento que você pode valorizar ainda mais essa experiência.

O Dia do Cliente pode ser uma ótima oportunidade para melhorar ainda mais a experiência de compra para o seu cliente. Porque não surpreendê-lo com algum brinde, condições de pagamento especiais ou algo realmente que ele não esteja esperando.

Essa pequena atitude vai demonstrar cuidado e carinho da marca com o cliente, pois ele irá se sentir especial e único ao receber algo assim.

Além disso, você pode incentivar que seus clientes compartilhem essa boa experiência nas redes sociais, gerando um engajamento natural e aumento da credibilidade da marca.

Depois dessas dicas, esperamos que você tenha excelentes ideias para tornar o Dia do Cliente ainda mais especial para seus consumidores.