Como aumentar as vendas no Natal com Marketing Digital?

O fim de ano já chegou e, junto com ele, a data comemorativa mais importante para o comércio, tanto online quanto offline: o Natal. Aquela imagem das lojas cheias, com consumidores enfrentando longas filas porque deixaram a compra dos presentes para a última hora é um clichê. Mas é importante deixar claro que só quem pode deixar para resolver o Natal poucos dias antes da data são os compradores. Afinal, se você é um empreendedor, as campanhas de Natal já devem estar em pauta, principalmente se trabalhar no ambiente virtual. Agora é a hora de investir em marketing digital e boas estratégias para ganhar consumidores, atingir um bom faturamento e fechar 2020 no azul.

Para que as vendas de Natal sejam bem sucedida e alcance as metas de venda para o período, é preciso planejamento e criatividade. Isso pode fazer sua marca se destacar entre as concorrentes e ganhar a preferência do consumidor.

Para isso, nós aqui da K.Serafini Soluções preparamos algumas dicas preciosas para lhe ajudar nessa missão.

💡 Então, é Natal…

Para começar, entre no clima natalino, colocando o tema em destaque em redes sociais, site e blog. São alterações simples: a troca da capa do Facebook, o fundo do Twitter, a imagem de perfil no Instagram. Crie um layout exclusivo para a campanha de Natal e utilize nas peças promocionais, tanto nos cards das mídias sociais quanto nos emails marketing. Considere, também, criar uma página exclusiva em sua loja online para ofertas de Natal e a divulgue num banner no topo da home.

Lembre-se que esse é um período festivo, então a campanha deve ser leve e divertida. Crie empatia com a audiência. Além de peças de divulgação focadas em venda, faça cards divertidos e ‘fofinhos’, que instiguem as pessoas a compartilharem. Assim, você vai atrair mais olhares, além dos seus próprios clientes e seguidores.

💡 Promova sorteios ou concursos

Como essa época do ano tem todo aquele clima de presentar e ser presenteado, apostar em ações de sorteios ou concursos é uma ótima estratégia. Você pode incentivar seus clientes a postagem fotos ou criar stories usando uma hashtag específica. A criarem uma frase especial sobre o Natal e a sua empresa e escolher a mais criativa.

Outra ideia é criar um quiz de perguntas sobre o seu negócio e as curiosidades desse período. Desta maneira você gera engajamento, interação e, consequentemente, conquista mais leads.

💡Produção de conteúdo rico

Invista na produção de conteúdo rico, que seja interessante para o seu público-alvo e que esteja alinhado com o seu segmento de atuação. Por exemplo, crie artigos com sugestões criativas de presente, de cardápios e decoração natalinos. Como o Natal é um período que remete à união familiar, trazendo reflexões sobre a vida e aguçando a solidariedade, aproveite o clima para criar conexões emocionais com a sua audiência. Mais que produtos e serviços, as pessoas buscam por experiências positivas. Então, ofereça algo a mais do que elas estão procurando.

💡 Efetue disparos de e-mail marketing

O email marketing é uma das ferramentas mais antigas do marketing digital. Hoje, as ferramentas de gerenciamento e envio de email marketing oferecem muitos recursos automatizados. Isso facilita a vida de quem envia, sem deixar que as ações soem como massivas. Muito pelo contrário, é possível colocar até mesmo o nome de quem receberá a mensagem.

Então, aproveite esses recursos para segmentar o seu público nas campanhas de Natal, oferecendo a ele as opções que mais estão em sintonia com o seu perfil e necessidades. Além disso, explore conteúdos diferenciados: envie promoções dos seus produtos mais vendidos e dê outras vantagens, mas também se valha do canal para mensagens mais informativas, contando as novidades da marca, ações de sustentabilidade etc. Esse tipo de interação cria confiança e faz com que o público se sinta importante e ‘parte’ do negócio.

💡 Invista em links patrocinados

Esse é o momento de contratar anúncios pagos, seja no Google seja nas redes sociais. Com a segmentação feita de forma correta, as chances de conversão aumentam. O remarketing também é uma ótima opção para essa época, uma vez que as pessoas geralmente não realizam uma compra a primeira vez que pesquisam sobre determinado objeto de desejo. Então, é bom aumentar as chances de venda estando ‘presente’ durante a navegação do possível cliente.

Essas são algumas ideias que você pode colocar em andamento nesse finalzinho do ano. Mas também são estratégias que podem te ajudar ao longo de todo o ano.

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