Marketing de Influência: o que é e como fazer no seu negócio
A produção de conteúdo é hoje um dos pilares do Marketing Digital. E neste contexto, o Marketing de Influência tem exercido um papel fundamental para a decisão de compra de um cliente.
Afinal, personalidades com um público fiel nas redes sociais têm “a faca e o queijo” na mão e podem se tornar bons vendedores. E isso, sem sombra de dúvidas, interessa muitas marcas.
Quer conhecer mais sobre o Marketing de Influência? Então continue a leitura e confira!
💡 O que é Marketing de Influência?
O Marketing de Influência é uma estratégia do Marketing Digital onde as marcas realizam parcerias com produtores de conteúdo independentes altamente engajados nas redes sociais.
O objetivo é que esse produtor crie conteúdo sobre a sua marca ou produto, impactando-a positivamente na audiência do influenciador.
É um método que, se feito da forma correta, pode trazer muito mais visibilidade, seguidores e clientes para sua marca. Tudo irá depender de quem será esse produtor parceiro e seu real poder de influência sobre seu público.
💡 Marketing de Influência vale a pena?
Há pelo menos cinco anos para cá, o trabalho com influenciadores digitais teve um grande boom e as marcas passaram a enxergar essa estratégia como algo realmente lucrativo e compensador.
Isso deve-se ao crescimento exponencial das redes sociais tanto no Brasil como em todo o mundo. Mídias como Instagram, YouTube e Tik Tok são bons exemplos e muitos influenciadores têm criado conteúdo e crescido de forma acelerada em todas essas plataformas.
Para se ter uma ideia, dados da Kantar mostram que em 2022 essa estratégia será uma prioridade para as marcas: 76% das empresas pretendem aumentar os investimentos em campanhas com influenciadores, segundo o estudo.
💡 Como fazer Marketing de Influência?
Antes de falar sobre as estratégias em si, é preciso citar que existem duas formas de fazer Marketing de Influência. São elas:
- Mídia paga: os influenciadores digitais são remunerados para fazer campanhas ou ações específicas promovendo um produto, serviço ou a própria empresa. Para isso, é necessário que haja uma sinergia entre o influenciador e a marca e que ambos sigam posicionamentos semelhantes;
- Mídia conquistada: neste modelo, os influenciadores não recebem remuneração em dinheiro, mas um benefício como brinde, ingresso, serviço ou o próprio produto ao divulgá-lo em sua rede social (o que também chamamos de permuta). Nesse modelo de parceria não-financeira, a ideia é que a marca e influenciador troquem visibilidade e o prestígio um do outro.
💡 Passo a passo para trabalhar com influenciadores digitais
Sabendo disso, quais estratégias de Marketing de Influência usar e como fazê-las passo a passo para que este investimento seja bem-sucedido? Listamos tudo isso abaixo. Confira!
Tenha um objetivo bem definido
Não procure fazer uma parceria com influenciadores apenas por fazer.
Para que o seu Marketing de Influência funcione, determine o que você deseja atingir com a parceria e tenha metas bem definidas para isso.
Faça uma filtragem dos influenciadores
Como citamos acima, a escolha do influenciador que realizará a parceria deve ser feita a dedo. Afinal, ele precisa estar alinhado com os valores da empresa e com o que ela acredita.
Para essa definição, é possível usar agências especializadas em influenciadores digitais, ferramentas de busca como o Google ou até mesmo as próprias redes sociais.
Hoje é possível classificar esses influencers pela quantidade de seguidores que possuem, sendo que o valor da parceria varia de acordo com o número de cada um:
- Nanoinfluenciadores: até 10 mil;
- Microinfluenciadores: 10 mil a 50 mil;
- Intermediários: 50 mil a 500 mil;
- Macroifluenciadores: 500 mil a 1 milhão;
- Megainfluenciadores: mais de 1 milhão.
No entanto, vale lembrar que a escolha dos influenciadores não deve ser baseada apenas pela quantidade de seguidores.
Fatores como relevância da pessoa para o público, engajamento nas redes sociais e ressonância (qualidade) do conteúdo devem ser levados em conta para que a estratégia realmente funcione.
Mensagem e como ela será passada
Em seguida, é preciso definir qual e como a mensagem será transmitida.
Uma boa dica é montar um briefing para o influenciador e permitir que ele passe a mensagem da forma mais natural possível. Assim, os seguidores vão recebê-la positivamente, sem sentir que estão, de fato, vendo uma propaganda (mesmo que ela esteja sinalizada como #publi).
Mensure os resultados
Não dá para falar em fazer Marketing de Influência sem falar na análise dos resultados.
Assim como em qualquer outra estratégia do Marketing Digital, neste caso também é necessário analisar métricas e entender se a parceria foi efetiva ou não. Fatores como aumento no número de seguidores e no engajamento, acessos no site e vendas podem ser métricas interessantes para ficar de olho.
💡 Trabalhar com influenciadores é um caminho promissor para sua empresa atingir bons resultados!
Cada vez mais atentos à vida pessoal, posicionamentos e dicas dos influenciadores, o público que os acompanha tem um potencial poder para comprar e se tornar consumidor fiel de uma marca.
É dever das empresas terem um olhar sensível para escolher os influenciadores certos e traçar boas estratégias para trabalhar com o Marketing de Influência.
Você pode contar com a K.Serafini Soluções para melhorar seu posicionamento no mundo virtual e as suas estratégias de venda. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços e como podemos te ajudar!