Marketing de Influência: o que é e como fazer no seu negócio

A produção de conteúdo é hoje um dos pilares do Marketing Digital. E neste contexto, o Marketing de Influência tem exercido um papel fundamental para a decisão de compra de um cliente.

Afinal, personalidades com um público fiel nas redes sociais têm “a faca e o queijo” na mão e podem se tornar bons vendedores. E isso, sem sombra de dúvidas, interessa muitas marcas.

Quer conhecer mais sobre o Marketing de Influência? Então continue a leitura e confira!

💡 O que é Marketing de Influência?

O Marketing de Influência é uma estratégia do Marketing Digital onde as marcas realizam parcerias com produtores de conteúdo independentes altamente engajados nas redes sociais.

O objetivo é que esse produtor crie conteúdo sobre a sua marca ou produto, impactando-a positivamente na audiência do influenciador.

É um método que, se feito da forma correta, pode trazer muito mais visibilidade, seguidores e clientes para sua marca. Tudo irá depender de quem será esse produtor parceiro e seu real poder de influência sobre seu público.

💡 Marketing de Influência vale a pena?

Há pelo menos cinco anos para cá, o trabalho com influenciadores digitais teve um grande boom e as marcas passaram a enxergar essa estratégia como algo realmente lucrativo e compensador.

Isso deve-se ao crescimento exponencial das redes sociais tanto no Brasil como em todo o mundo. Mídias como Instagram, YouTube e Tik Tok são bons exemplos e muitos influenciadores têm criado conteúdo e crescido de forma acelerada em todas essas plataformas.

Para se ter uma ideia, dados da Kantar mostram que em 2022 essa estratégia será uma prioridade para as marcas: 76% das empresas pretendem aumentar os investimentos em campanhas com influenciadores, segundo o estudo.

💡 Como fazer Marketing de Influência?

Antes de falar sobre as estratégias em si, é preciso citar que existem duas formas de fazer Marketing de Influência. São elas:

  • Mídia paga: os influenciadores digitais são remunerados para fazer campanhas ou ações específicas promovendo um produto, serviço ou a própria empresa. Para isso, é necessário que haja uma sinergia entre o influenciador e a marca e que ambos sigam posicionamentos semelhantes;
  • Mídia conquistada: neste modelo, os influenciadores não recebem remuneração em dinheiro, mas um benefício como brinde, ingresso, serviço ou o próprio produto ao divulgá-lo em sua rede social (o que também chamamos de permuta). Nesse modelo de parceria não-financeira, a ideia é que a marca e influenciador troquem visibilidade e o prestígio um do outro.

💡 Passo a passo para trabalhar com influenciadores digitais

Sabendo disso, quais estratégias de Marketing de Influência usar e como fazê-las passo a passo para que este investimento seja bem-sucedido? Listamos tudo isso abaixo. Confira!

Tenha um objetivo bem definido

Não procure fazer uma parceria com influenciadores apenas por fazer.

Para que o seu Marketing de Influência funcione, determine o que você deseja atingir com a parceria e tenha metas bem definidas para isso.

Faça uma filtragem dos influenciadores

Como citamos acima, a escolha do influenciador que realizará a parceria deve ser feita a dedo. Afinal, ele precisa estar alinhado com os valores da empresa e com o que ela acredita.

Para essa definição, é possível usar agências especializadas em influenciadores digitais, ferramentas de busca como o Google ou até mesmo as próprias redes sociais.

Hoje é possível classificar esses influencers pela quantidade de seguidores que possuem, sendo que o valor da parceria varia de acordo com o número de cada um:

  • Nanoinfluenciadores: até 10 mil;
  • Microinfluenciadores: 10 mil a 50 mil;
  • Intermediários: 50 mil a 500 mil;
  • Macroifluenciadores: 500 mil a 1 milhão;
  • Megainfluenciadores: mais de 1 milhão.

No entanto, vale lembrar que a escolha dos influenciadores não deve ser baseada apenas pela quantidade de seguidores.

Fatores como relevância da pessoa para o público, engajamento nas redes sociais e ressonância (qualidade) do conteúdo devem ser levados em conta para que a estratégia realmente funcione.

Mensagem e como ela será passada

Em seguida, é preciso definir qual e como a mensagem será transmitida.

Uma boa dica é montar um briefing para o influenciador e permitir que ele passe a mensagem da forma mais natural possível. Assim, os seguidores vão recebê-la positivamente, sem sentir que estão, de fato, vendo uma propaganda (mesmo que ela esteja sinalizada como #publi).

Mensure os resultados

Não dá para falar em fazer Marketing de Influência sem falar na análise dos resultados.

Assim como em qualquer outra estratégia do Marketing Digital, neste caso também é necessário analisar métricas e entender se a parceria foi efetiva ou não. Fatores como aumento no número de seguidores e no engajamento, acessos no site e vendas podem ser métricas interessantes para ficar de olho.

💡 Trabalhar com influenciadores é um caminho promissor para sua empresa atingir bons resultados!

Cada vez mais atentos à vida pessoal, posicionamentos e dicas dos influenciadores, o público que os acompanha tem um potencial poder para comprar e se tornar consumidor fiel de uma marca.

É dever das empresas terem um olhar sensível para escolher os influenciadores certos e traçar boas estratégias para trabalhar com o Marketing de Influência.

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