Por que o marketing de nostalgia funciona?
Você já deve ter se emocionado quando foi pego de surpresa por alguma música ou filme da sua infância. Não é mesmo? Afinal, essa lembrança vem carregada de sentimentos e saudade de momentos que não voltam. E como os publicitários não são bobos nem nada, perceberam um caminho para chamar a atenção do cliente: o Marketing de Nostalgia.
Quer saber um pouco mais sobre como esse conceito funciona e como utilizá-lo nas suas próximas campanhas? Então, continue a leitura e confira!
💡De volta para o passado: o boom do Marketing de Nostalgia
Em uma realidade onde há centenas de inovações sendo lançadas diariamente, por diversas vezes, nos sentimos engolidos por tantas novidades e já não imaginamos mais nossas vidas sem elas.
Sim, é bom viver em um momento em que a tecnologia avança rapidamente e facilita a nossa vida. Mas, para aqueles que conheceram um mundo mais analógico, pode bater uma saudade de uma época em que tudo era diferente.
Muitas vezes, esse sentimento é involuntário e vem quando entramos em contato com algo que nos remete ao passado. Pode ser um gosto, um cheiro ou até um programa de TV, por exemplo.
Dessa forma, muitas empresas e agências de publicidade perceberam que o Marketing Nostálgico pode ser uma ótima maneira de impactar as pessoas que são mais apegadas ao passado.
Até porque, um dos principais focos das campanhas publicitárias é emocionar o público, para que, assim, seja gerada uma relação de proximidade entre a empresa e o consumidor.
Portanto, o Marketing de Nostalgia tem sido utilizado como uma estratégia de atração, retenção e fidelização de clientes.
💡Por que a newstalgia funciona tão bem?
Newstalgia é um termo que surgiu em 2013, como nome de um álbum do rapper Time. Desde então, esse conceito passou a ser utilizado como uma forma de indicar uma nova tendência de consumo.
Ele remete a uma reinterpretação do passado que vem acontecendo na TV, no cinema, na moda, música e até mesmo nos mercados de cosméticos e alimentação, por exemplo.
E o sucesso deste conceito se deve ao fato de que os Millennials (geração que nasceu entre a década de 1980 e 1990) são conhecidos por se importarem com o significado daquilo que consomem. Ou seja, preferem comprar produtos que representem algo especial.
Assim, além de serem grandes consumidores de tudo aquilo que gostavam no passado, também precisam se sentir conectados com aquilo que irão comprar no presente.
E essa foi a receita perfeita para que os profissionais que trabalham com marketing passassem a utilizar a nostalgia como ferramenta de venda e fidelização do público.
💡Há uma fórmula secreta para utilizar o Marketing Nostálgico?
Pode não existir, mas entender quem é a persona que se deseja atingir, muda o jogo. É preciso buscar quais referências esse público irá compreender e associar como algo nostálgico.
Por exemplo, digamos que a faixa etária dos consumidores que a sua campanha deseja impactar é dos 20 aos 30 anos.
Se a peça publicitária utilizar algo dos anos 60, não terá o mesmo efeito do que se apostasse em um programa, artista ou qualquer outra alusão dos anos 90 ou 2000.
Além disso, também é preciso compreender qual é a relação do público com aquilo que você deseja colocar na campanha.
Se for algo que marcou a maioria das pessoas de uma forma positiva, pode ser uma boa ideia. Mas se não impactou tanto ou foi recebido de uma maneira negativa na época, pode ser um tiro no pé.
Ainda, é importante lembrar que muita pesquisa e expertise são necessárias para conseguir efetuar esse tipo de estratégia com sucesso.
Isso porque é preciso dominar alguma referência que além de gerar saudade no público, também esteja na “moda” nos dias atuais.
Empresas que colocam estratégias de Marketing de Nostalgia, sem contextualizar o mundo moderno, podem ser vistas como antiquadas e até mesmo irrelevantes.
A chave é gerar uma relação que use do retromarketing e ainda ofereça uma novidade. Como por exemplo o “Pokémon GO”. Um jogo que unia uma animação de grande sucesso dos anos 90, com a atual tecnologia da realidade aumentada.
💡Nostalgia marketing para millennials
Quando a vida adulta chega e, com ela, a correria e as responsabilidades do dia a dia, reviver momentos felizes do passado faz com que as pessoas se sintam agraciadas. Aquele famoso “quentinho no coração” ao acessar memórias agradáveis. E, conforme já destacamos, os millennials são fãs de carteirinha desse sentimento.
E isto foi compreendido por diversas empresas, que passaram a utilizar esta estratégia para se aproximar do público e, então, comunicar sua mensagem.
Até porque, vivemos em uma era digital, na qual as relações humanas e mercadológicas migraram, em parte, para a impessoalidade. Assim, quando nos sentimos especiais e agraciados, ficamos mais abertos a construir relações e confiar no outro. Seja em uma pessoa ou marca. Faz todo sentido, concorda?
💡Marcas que souberam utilizar a estratégia
Algumas organizações já estão utilizando o Marketing de Nostalgia para conquistar o público, pois já entenderam que esse é um caminho que, se explorado da maneira correta, traz grandes frutos.
Confira, a seguir, uma lista com alguns dos cases que tiveram sucesso ao utilizar o Marketing Nostálgico!
Bradesco e os Jetsons
“Os Jetsons” é uma animação dos anos 60, que conta a história de uma família do futuro. No início de 2020, o banco Bradesco resgatou o desenho para anunciar inovações do seu serviço.
A campanha fez o banco alcançar o primeiro lugar no YouTube Ads Leaderboard. Isso porque ela utiliza uma referência que fez muito sucesso com as crianças da década de 1960 e essas pessoas, hoje, são o público alvo da campanha.
Nesse caso, a genialidade da comunicação se deu pelo fato de o desenho já abordar o tema futurístico que “deveríamos” estar vivendo agora.
Além disso, o próprio tema é “experimente o futuro”. Fazendo uma alusão ao fato de que Bradesco está oferecendo serviços modernos.
PetLove e Priscila
Que o mercado pet está em alta, não é muita novidade. Já é bem comum encontrar shoppings, hospitais, resorts, clínicas e hotéis específicos para os animaizinhos.
E a procura por estes serviços aumentou ainda mais com a pandemia. Com mais tempo em casa, as pessoas passaram a priorizar mais o conforto dos bichinhos.
Para aproveitar o momento promissor, o maior petshop online do Brasil, a PetLove, “ressuscitou” a primeira doginfluencer da história, a personagem dos anos 90, Priscila.
A ideia das agências responsáveis pela campanha foi utilizar o Marketing de Nostalgia para dar foco em cuidado e afeto, ao mesmo tempo que apresentava os dois novos mascotes da marca.
A ação contou com um clipe no qual Priscila apresenta, juntamente com esses dois novos parceiros, o novo aplicativo da loja. Ou seja, traz um elemento antigo para lançar uma novidade. Entendeu a sacada?
Brastemp e a releitura
Com certeza você já ouviu o bordão “não é assim uma Brastemp” (a não ser que você seja geração Z). Pois é! Passados 20 anos a frase continua muito famosa entre os mais velhos e é por essa razão que a marca resolveu resgatá-lo em uma nova campanha.
Após o lançamento da campanha original, o sucesso foi tanto que ela durou 10 anos. Sempre trazendo personagens para falar casos em que as coisas decepcionantes “não eram assim uma Brastemp” e assinando com o slogan “Não tem comparação”.
Pensando nisso, recentemente, a Whirpool (empresa dona da Brastemp), fez uma releitura com anúncios digitais e apostou na lembrança dos consumidores para conseguir tocá-los e manter a marca como líder no mercado.
A conexão com a campanha original se dá pela presença de depois personagens que estrelaram os vídeos antigos conversando sobre “não terem sido escalados para a nova campanha, por que não são modernos”.
O novo vídeo traz Glória Pires, Susana Vieira, Carolina Ferraz e Bela Gil para relacionarem alguns memes com novos produtos da Brastemp, juntando o passado e o presente. Legal, né?
Boticário com cheirinho de infância
Praticamente todas as pessoas que nasceram nos anos 90 e 2000 conhecem a marca Bubbaloo. Ela foi um sucesso entre as crianças que gostavam de mascar chicletes e fazer bolinhas.
E foi pensando nisso que a gigante dos cosméticos, Boticário, fez uma parceria com a marca de gomas de mascar, para trazer um “cheirinho de infância” para os seus produtos.
Assim que surgiu a notícia, a internet entrou em êxtase e não se falou mais sobre outra coisa. O sucesso foi tanto, que em menos de uma semana após o lançamento, já foi difícil de encontrar os produtos nas lojas do Boticário.
Como você pôde perceber, o retromarketing tem sido um bom aliado para os negócios. Quanto mais o produto toca nesse tipo de sentimento, maior o sucesso.
Mas lembre-se: é preciso estudar muito bem antes de aplicar essa estratégia em uma campanha. Caso contrário, a marca poderá perder a chance de conquistar os corações saudosistas dos brasileiros.
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