Marketing 4.0: Conceitos e práticas para turbinar seu perfil nas redes

Nos últimos anos, o Marketing se tornou uma área primorosa, fundamental para todos os tipos de negócios. Nesse meio tempo, ele vem evoluindo e, atualmente, chegamos no Marketing 4.0, ou seja, sua quarta versão, atualizada para a internet e o mundo moderno. Esse é o estágio mais recente desse mercado, em que o online foi adicionado e áreas como o Marketing Digital surgiram.

Nos últimos tempos, você com certeza realizou algumas compras. Seja de roupas, aparelhos tecnológicos ou até mesmo livros, em algum momento que você comprou algo, você utilizou a internet para alguma coisa. Em alguns casos, a compra é feita totalmente online, ou seja, todas as etapas foram feitas pela internet. Assim como a compra, as campanhas também foram transferidas para a internet e agora você é bombardeado com anúncios em suas redes sociais.

Os contatos entre empresas e público também se tornaram virtuais, pois agora eles se aproximam por meio das redes, se conectam por meio delas e mantêm esse contato por esse meio digital. A nova era do Marketing, o Marketing 4.0 é a era online, é a era da internet. Dito isso, a seguir, explicamos melhor o conceito do Marketing 4.0, além de falar um pouco sobre o seu criador.

💡O que é Marketing 4.0?

Antes de mais nada, é preciso saber o que é Marketing 4.0. Esse é um conceito criado por Philip Kotler, um dos maiores teóricos do Marketing e da Administração Moderna. A primeira vez que o autor falou sobre o Marketing 4.0 e sua importância para a atualidade foi no livro Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital, de 2016, escrito em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan. Na obra, os três teóricos destrincham esse conceito, explicando o que é, para que serve e qual sua importância. Além disso, eles fazem uma distinção clara entre o Marketing 4.0 e suas versões anteriores.

O Marketing 4.0, segundo Kotler e seus companheiros, é a representação da evolução digital nas empresas. Ou seja, essa nova versão do Marketing surge a partir do momento que as empresas passaram a adotar novos modelos tecnológicos e a se inserir na internet. Isso porque já não bastava investir apenas em anúncios na TV, outdoors, entre outras estratégias do Marketing tradicional, era preciso adotar a transformação digital, acompanhando os passos da sociedade.

Essa transformação digital, que culminou no surgimento do Marketing Digital, entretanto, não é apenas utilizar o Facebook e as redes sociais para vender, é preciso uma estratégia por trás. A transformação digital não é necessariamente uma mudança nas ferramentas, mas sim no mindset, na forma como você cria e idealiza para a era digital.

É devido a essa necessidade de mudança de pensamentos que Philip Kotler decidiu criar e explicar o conceito de Marketing 4.0. Pois uma vez que as empresas conseguissem compreender o que é e como funciona essa nova era do Marketing, poderiam adotar a transformação digital de forma plena.

💡Conheça a evolução do Marketing

Estamos falando sobre o Marketing 4.0, ou seja, sobre o quarto estágio desse mercado. Sendo assim, pressupõem-se que anteriormente tivemos o Marketing 3.0, Marketing 2.0 e o Marketing 1.0. A ideia está correta e quem dedicou seu tempo a estudar e falar sobre essas versões foi Philip Kotler. O criador do Marketing 4.0 decidiu teorizar sobre as versões anteriores, explicando o que elas são e quais as diferenças entre elas. Seu principal ponto, contudo, é mostrar como o Marketing foi evoluindo até chegar na era digital, momento em que acredita que a área alcançou seu ápice.

A seguir, entenda como o Marketing evoluiu até chegar em sua versão 4.0:

Marketing 1.0

A primeira versão do Marketing é conhecida por ser um momento de pouca concorrência entre as empresas, além de terem poucas opções para o consumidor. Ou seja, o mercado era pequeno, pouco explorado e pouco competitivo. Sendo assim, as empresas estavam focadas em sua produção e em seus produtos.

É preciso compreender que o objetivo era começar a vender, mas que antes era preciso produzir. O Marketing 1.0 não se preocupa em como atrair o cliente, pois eles chegam até você por falta de opção. Esse Marketing pensa em como produzir e se o produto é bom o suficiente para o cliente se manter.

Marketing 2.0

Se o Marketing 1.0 era conhecido por sua baixa concorrência e pela valorização da produção e do produto, o Marketing 2.0 irá focar em uma concorrência mais acirrada, uma vez que o mercado está crescendo. Os consumidores também mudaram, agora eles querem ser conquistados, querem qualidade.

É devido a um mercado mais competitivo e a necessidade de convencer os clientes, que as empresas começam a construir e fortalecer sua marca. Criar uma identidade própria agora é fundamental, pois só assim você irá se destacar entre outras empresas.

Marketing 3.0

O Marketing 3.0 por sua vez, já se encontra em um mercado extremamente competitivo, em que há muitas opções para o consumidor. As empresas agora buscam por um diferencial e a personalização de campanhas e produtos é a melhor forma de atrair o seu público-alvo.  Nesse momento surge o Marketing one-to-one.

O intuito é tratar o consumidor como seres humanos, compreendendo seus desejos, suas dores, suas necessidades e oferecendo o que eles precisam. As próprias marcas passam a se humanizar, ou seja, adotar características humanas, com seus próprios medos, desejos, vontades e, o mais importante, valores que se conectam com o seu público.

Marketing 4.0

O Marketing 4.0 veio para mudar tudo o que sabemos sobre o Marketing, isso porque adentramos a era tecnológica. A internet agora é muito importante e aprender a se conectar por meio dela é fundamental. Já não basta ser semelhante ao seu público, é preciso ir até ele, criar campanhas para ele e se comunicar com ele.

Esse novo tipo de marketing não irá tratar necessariamente de novas ferramentas, mas sim de uma nova visão de comunicação, de campanhas, estratégias e mais.

💡Saiba quem foi Philip Kotler

Durante a leitura desse conteúdo, você leu diversas vezes o nome Philip Kotler e não é por acaso. Ele é, atualmente, conhecido como um dos maiores especialistas de Marketing no mercado, além de ser um dos precursores do Marketing Digital. Alguns chegam a dizer que ele é o pai do Marketing Moderno, uma vez que foi ele que estabeleceu o que é o Marketing 4.0, como ele funciona e como pode ser aplicado pelas empresas.

Além de teorizar o Marketing 4.0, Kotler é o responsável pelas teorias do Marketing 1.0, 2.0 e 3.0, além de ter criado outros conceitos que são utilizados na área. Ele também é o responsável por diversas estratégias online, que são utilizadas em massa por diversos profissionais e empresas.

Philip Kotler nasceu em Chicago, Estados Unidos, no dia 27 de maio de 1931. Ele se formou em Economia na Universidade DePaul e, em seguida, obteve seu mestrado na Universidade de Chicago. Anos mais tarde, Kotler obteve seu Ph.D no Instituto Tecnológico de Massachussetts, ambas as especializações foram em Economia. Além disso, ele possui dois pós-doutorados, um em Matemática em Harvard e o outro em Ciências Comportamentais na Universidade de Chicago.

💡Veja como aplicar conceitos do Marketing 4.0

Agora que você sabe o que é o Marketing 4.0, quem foi seu criador e quais as versões anteriores do Marketing, que ajudaram a moldar esse novo tipo, está na hora de saber como aplicar o Marketing 4.0 em seu negócio. A seguir, confira algumas dicas de como utilizar essa nova versão:

Construa relações horizontais

Uma forma eficiente de aplicar o Marketing 4.0 é criar relações horizontais. Mas o que são essas relações? Esse tipo de relação não prevê uma hierarquia, ou seja, todos são iguais e estão em uma mesma posição.

Para o seu público, isso significa que sua marca compartilha das mesmas ideias e valores, e que estão todos em pé de igualdade na busca por esses ideais. Invista na construção de uma marca humanizada e trate seu público como seres humanos.

Você não controla toda a sua marca

É preciso compreender que você não tem o controle de toda a sua marca, ou seja, é preciso compreender que parte de sua marca será construída por seus consumidores. Eles ditam como as outras pessoas te enxergam e qual será sua reputação.

Marketing Online e Marketing Offline

É preciso ter em mente que o Marketing tradicional, também conhecido como Marketing Offline, ainda importa e vale para atrair seu público. É fundamental unir o Marketing Digital com o tradicional, criando campanhas que se complementam.

Invista no Marketing de Conteúdo

Uma das estratégias mais valiosas para o Marketing Digital é o Marketing de Conteúdo. Ou seja, a criação de conteúdos otimizados, que irão atrair seu público por meio dos buscadores. Agora que já sabe tudo sobre o Marketing 4.0, está na hora de investir nessa nova versão e garantir a transformação digital de sua empresa!

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