O que é nicho no Marketing Digital?

É bastante comum surgirem algumas dúvidas, como, por exemplo, as definições e as diferenças entre mercado, segmento e nicho.

Dominar esses conceitos é essencial! Então te perguntamos: você já sabe quais nichos de mercado seu negócio atende?

Aliás, você mesmo já deve ter se perguntado:

  • Como atingir uma parcela maior de mercado?
  • O que meus concorrentes estão fazendo no segmento?
  • Qual nicho é mais interessante?

Dentro do Marketing Digital, ao escolher um ou mais nichos, uma empresa pode direcionar seus esforços de marketing para atender a necessidades específicas dos consumidores.

Focar em um nicho, então, muitas vezes é mais interessante do que tentar atender um mercado mais amplo, competitivo e difícil de se destacar…

Continue a leitura para entender melhor o que é nicho no Marketing Digital, por que e como escolher um!

💡O que é nicho no Marketing Digital?

Para que fique mais claro o que é nicho no Marketing Digital, precisamos dar alguns passos atrás e entender toda a dinâmica do mercado.

Imagine que você está criando um livro de receitas de doces veganos para vender como um infoproduto. Nesse cenário, identificamos que:

  • O mercado é o de alimentação;
  • O segmento é de doces;
  • O nicho é de doces veganos.

Percebe como fomos “afunilando” a estrutura do seu negócio e o nicho representou a parte mais específica do seu produto?!

Isso porque o nicho corresponde uma parcela de um segmento de mercado. Aliás, é importante destacar aqui que o nicho não é algo que possa ser inventado, já que se trata do interesse genuíno de um grupo de consumidores!

Diante disso, fica mais fácil definir o que é nicho no Marketing Digital: é um assunto, produto ou serviço específico, do interesse de um grupo mais restrito de pessoas e que é utilizado como forma de segmentar esse público para ter mais assertividade nas ações de Marketing Digital.

💡Por que escolher um nicho no Marketing Digital?

A principal vantagem de trabalhar com um nicho no Marketing Digital é, com certeza, impactar mais facilmente seu público-alvo e gerar uma maior proximidade com os clientes através dos seus canais de comunicação.

Essa proximidade não só faz com que o cliente entenda o seu negócio como exclusivo, como você também passa a conhecer ainda mais sobre as dores do seu público, conseguindo atender às necessidades e desejos dele da melhor forma, com uma oferta mais assertiva de produtos e serviços.

Tudo isso faz com que sua empresa seja reconhecida como uma referência no mercado, impactando em mais vendas bem-sucedidas!

A propósito, esse é um dos principais fatores que compõem o que é nicho no Marketing Digital: o direcionamento dos esforços de marketing e vendas.

💡Como escolher um nicho no Marketing Digital?

Para escolher seu nicho no Marketing Digital, algumas informações, como as competências da empresa e as tendências de mercado, são chaves nessa decisão.

Faça pesquisas para conseguir dados do mercado dos concorrentes que já atuam nesse nicho. Busque entender questões como oferta, procura e preço do produto ou serviço.

Após coletar esses dados, você também deve levar em consideração o grau de identificação do seu negócio com o seu público-alvo.

Por isso, na hora de escolher o nicho do seu negócio, é recomendado sempre investir nos segmentos sobre os quais você tem mais domínio e que estejam alinhados com a visão, missão e valores da sua empresa.

Aliás, se você já tiver um negócio, identificar o que os seus clientes têm em comum também será muito importante para complementar as informações estratégicas que citamos acima.

💡Exemplos de nicho de mercado em alta no Marketing Digital

Uma das vantagens do Marketing Digital é que ele pode ser aplicado a todas as áreas, ajudando a trabalhar uma infinidade de nichos.

Separamos aqui os 5 maiores mercados e alguns exemplos de como alguns nichos podem fazer Marketing Digital. Confira!

Saúde e bem-estar

A área da saúde é um mercado bastante amplo, que abrange diversos segmentos, como o de atividades físicas, procedimentos estéticos, medicina e prevenção, nutrição, etc.

Inclusive, esse mercado tem se aquecido devido à tendência das pessoas se preocuparem cada vez mais em cuidar da saúde e ganhar qualidade de vida.

Dentro desse mercado, a interação com o público é bastante importante e, por isso, o investimento em ações de Marketing Digital que permitam esse contato é fundamental. Por exemplo: abrir uma caixinha de perguntas nos Stories do seu perfil do Instagram, bem como fazer enquetes, responder aos comentários das publicações, e assim por diante!

Alimentação

O mercado de alimentação é gigantesco! Um verdadeiro mar azul para diferentes nichos e, além dos exemplos de alimentação saudável e vegana, podemos citar aqui: produtos gourmet, cozinha étnica, snack box, kits prontos para consumo… As possibilidades são infinitas!

Dentro desses nichos, é possível abordar temas como os benefícios dos alimentos, dicas de receitas, entre outros conteúdos feitos para vender produtos e serviços diretamente ou, ainda, educar as pessoas.

Moda e beleza

Essa área está cada vez mais nichada e é uma das mais fortes no Marketing Digital, uma vez que as novas tendências de moda e beleza nascem nas próprias redes sociais, com a ajuda de marcas e influenciadores.
O Instagram, por exemplo, funciona como uma vitrine dinâmica e descontraída, que proporciona uma melhor experiência ao consumidor.

Esportes

O mercado esportivo costuma ter muitas pessoas interessadas, os nichos podem ser divididos por tipo de esporte e por classificação de prática (profissional ou amadora), e criar conteúdo de qualidade também é uma forma de atrair essas pessoas!

Apostar no Inbound Marketing, por exemplo, através de uma produção de conteúdo caprichada e baseada em ações de atração bem estruturadas, pode ser a chave para conquistar o público desse mercado.

Finanças

Os nichos dessa área podem ter diversas divisões segundo o objetivo do público. Ou seja: se divide em pessoas que querem aprender a economizar, aprender a investir, ou querem produtos financeiros, entre outros.

Assim como as demais, quanto mais nichada essa área, mais fácil será construir ações de Marketing Digital assertivas!

Por exemplo: quando o assunto é economia pessoal, as redes sociais podem ser o melhor canal de comunicação. Mas, se o seu público for mais corporativo, talvez você deva investir mais na produção de conteúdo para blogs e no e-mail marketing.

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