Proximidade com cliente em tempos digitais
Hoje já não basta mais ter um bom produto e ser a opção mais prática para o cliente. A qualidade do atendimento que você oferece é um fator muito importante para promover a fidelidade dos clientes em uma era de grande competitividade entre as empresas.
As empresas buscavam vantagens competitivas oferecendo preços melhores, produtos bem trabalhados e facilidade de acesso para os cliente. Porém, atualmente a tecnologia possibilita que marcas em diferentes localidades concorram pelo mesmo cliente, com produtos similares, entregas de produtos em casa ou mesmo o acesso aos serviços diretamente via plataformas digitais.
Tudo isso faz com que, muitas vezes, o grande diferencial entre uma marca e outra é a capacidade de se aproximar dos clientes em potencial, com estratégias de marketing de atração (Inbound Marketing) e dedicando uma atenção especial à qualidade do atendimento.
💡Conquistando a confiança dos clientes
Para conquistar e cultivar a confiança dos clientes, as empresas precisam fazer um esforço contínuo, mantendo uma presença ativa nas redes sociais que são utilizadas pelo público-alvo e conversando via e-mail, chats, aplicativos móveis, além do site do próprio negócio.
A marca deve utilizar todos estes canais para oferecer ao público conteúdos de seu interesse e, eventualmente, chamar a atenção das pessoas para os produtos e serviços que eles podem adquirir.
A constância na publicação de conteúdos e a qualidade dos materiais oferecidos pela marca geram confiança na marca e o desejo de consumir o que ela tem a oferecer, porém essa confiança pode ser perdida rapidamente no pós-venda.
💡Fidelizando o cliente
Produtos ruins e serviços incompletos ou enganosos tornam, obviamente, quase impossível fidelizar clientes e mantê-los interessados na marca. Inclusive podem levar os clientes a maldizer o negócio para seus parentes e amigos.
Entretanto, as marcas que oferecem produtos e serviços de qualidade não têm a fidelidade de seus clientes garantida. Muitas marcas são boas opções e oferecem produtos e serviços similares ou até equivalentes, o diferencial que leva à fidelização não está nisso.
A fidelização vem do relacionamento que a marca desenvolve com seus clientes. Oferecendo um atendimento de qualidade, buscando feedbacks dos clientes sobre produtos e serviços e mantendo uma comunicação ativa, as marcas criam laços com seus clientes que vão além dos produtos e serviços oferecidos.
Clientes que sabem que obterão respostas rápidas para suas dúvidas e serão bem tratados durante atendimentos. Que recebem e-mails com conteúdos que realmente lhe interessam, que podem visitar as redes sociais, blog e site da marca para consumir conteúdos relevantes e tirar dúvidas com facilidade. Estes são os clientes que realmente são fidelizados.
Aproximar-se do cliente não é apenas estar presente nos mesmos locais que ele (e-mail, redes sociais, aplicativos de smartphones). Aproximar é estar disponível quando o cliente precisa, nos canais de atendimento, dedicando a atenção que ele merece e ajudando-o a resolver seus problemas.
Aproximar também é iniciar o contato com o cliente, enviando a ele conteúdos de seu interesse e acompanhando sua caminhada rumo à conversão e também após à conversão, buscando feedbacks e mostrando que o cliente tem uma voz ativa dentro do negócio.
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