Como fazer WhatsApp Marketing e alavancar as vendas

Você já conhece a força do WhatsApp Marketing? Continue a leitura e saiba como fazer dessa ferramenta, um diferencial para a sua empresa!

💡O que é o WhatsApp Marketing?

O marketing do WhatsApp é um tipo de marketing de mensagens, que serve para promover uma marca através do WhatsApp. Esse canal ajuda as marcas a atingir um público enorme (o WhatsApp é a rede social #1 no mundo) e estabelecer relações sólidas com os clientes para gerar vendas.

💡Como fazer uma estratégia de marketing pelo WhatsApp?

Todos os dias surgem novos canais para se comunicar com os clientes, trabalhar em uma estratégia de marketing digital que inclua o WhatsApp é essencial para manter um contato personalizado com eles.

É importante integra-lo organicamente dentro do plano de marketing; ou seja, não basta colocar um botão do WhatsApp em seu site, mas sim deve-se pensar em como o WhatsApp pode contribuir para vender melhor seus produtos.

Por exemplo: digamos que você tenha uma loja de tênis. O WhatsApp vai ajudá-lo a impulsionar um canal de comunicação um-a-um, onde você pode entender em detalhe as necessidades de seu cliente e oferecer-lhe modelos disponíveis em seu tamanho.

Você também pode mostrar cores e designs que lhe interessam, através de imagens e vídeos que o encorajam a fazer a conversão acontecer.

Alguns benefícios que você pode obter aplicando uma estratégia de marketing do WhatsApp:

  • Aumento no volume de vendas
  • Eficiência do fluxo de trabalho
  • Melhora a experiência do cliente
  • Impulsiona o desenvolvimento de seus outros canais de marketing
  • Gera uma porcentagem maior de retenção e engajamento
  • Você ganha um canal estratégico e valioso de distribuição de conteúdo

Como você pode ver, existem várias vantagens que você recebe implementando o WhatsApp como uma ferramenta de vendas.

Cada canal deve ter sua própria estratégia de marketing e, por sua vez, estes devem ser capazes de se articular com o resto. É por isso que é importante que você pense cuidadosamente qual será o que você vai aplicar para este canal em particular com suas características distintivas.

💡Possibilidades do WhatsApp Marketing

Uma observação importante sobre o WhatsApp Marketing é que a empresa deve possuir disponibilidade para responder aos clientes. Caso contrário, a estratégia acaba ficando sem efeito e deixa de gerar resultados significativos.

Veja abaixo algumas ações práticas e acessíveis, que podem ser executadas por qualquer perfil empreendedor.

  • Relacionamento com clientes e leads em tempo real

Essa é a principal funcionalidade do WhatsApp, para atendimento personalizado e exclusivo, solucionar dúvidas ou gerir situações negativas.

  • Envio de descontos, ofertas e promoções

Essa ação só deve ser feita com a anuência do cliente e um cuidado especial para não parecer invasivo.

  • Divulgação de conteúdo de valor

Dicas rápidas, estudos e tendências são assuntos que criam empatia e geram autoridade. Além disso, podem aumentar o tráfego do site e gerar conversões, se divulgadas a partir de um link.

  • Divulgação de conteúdo viral

Um conteúdo criativo pode impactar e se espalhar pelo WhatsApp, aumentando o alcance da marca.

  • Impulsionamento de vendas

Promoções, novos produtos e serviços e datas especiais podem gerar vendas, mas demandam cautela com o exagero.

  • Listas de transmissão

As linhas de transmissão permitem entregar a mensagem a mais de um cliente de uma só vez. Aqui também vale o bom senso e o correto gerenciamento da lista de clientes.

  • Humanização da marca

A empresa, no WhatsApp, é representada pela imagem, estilo e comunicação, ou seja, deve possuir personalidade, como um ser humano.

  • Pesquisas de satisfação

Pesquisas medem a satisfação do cliente e podem ser feitas rapidamente pelo WhatsApp.

  • Campanhas relâmpago

O recurso de compartilhamento de status permite gerar mais engajamento com campanhas válidas por 24 horas.

💡Passos para a campanha de marketing pelo WhatsApp

Os especialistas listam algumas etapas para fazer WhatsApp marketing numa empresa:

1. Prepare uma lista com seu público:

É muito importante que seja segmentado, ou seja, dividido nos diferentes tipos de clientes ou consumidores que você deseja atingir. Desta forma, você poderá focar as mensagens e ter uma melhor chance de obter uma resposta comercial.

2. Defina a sua mensagem:

Depois de preparar sua lista (que deve ser atualizada continuamente), você deve trabalhar na mensagem: o que você quer comunicar ao seu público? Como você vai convencê-los do que você quer e como vai fazer para atingir a meta que você definiu?

3. Use áudio, vídeo ou imagem:

O WhatsApp é fácil de usar. Você pode enviar mensagens selecionando fotos, vídeos e áudios, o que amplia as possibilidades de comunicação. Você terá mais sucesso e os destinatários poderão encaminhá-lo para seus contatos.

4. Se diferencie da concorrência:

Tente imaginar algo novo em sua mensagem e agregar valor aos seus contatos. Isso fará com que o destinatário da sua comunicação a passe para seus seguidores, e eles para os deles, e assim você pode alcançar milhares de pessoas.

5. Automatize o envio de mensagens:

A forma de envio deve ser feita de acordo com o número de destinatários, por isso, a melhor opção para grandes disparos é a automatização deste processo.

Poucos envios: você pode fazer do seu smartphone, mensagem por mensagem, até clicar em “enviar” para o último contato. É uma opção mais trabalhosa e artesanal.

Centenas de envios: para esta opção, é aconselhável utilizar plataformas específicas para este fim, que sejam autorizadas pelo WhatsApp.

💡O que evitar no WhatsApp Marketing

Essa estratégia pode alavancar vendas, estreitar o relacionamento com o cliente e, até mesmo, fechar negócios. Porém, apesar do imenso potencial de alcance do WhatsApp Marketing, ele possui um manual de ética a ser seguido.

A mesma facilidade que incentiva ações assertivas pode permitir os deslizes e erros. Portanto, deve-se evitar:

  • Lotar a caixa de mensagens do cliente;
  • Enviar mensagens sem autorização;
  • Enviar mensagens em horários inadequados;
  • Enviar conteúdo muito pesado para carregamento;
  • Praticar ações publicitárias;
  • Solicitar ou divulgar informações de pagamento.

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