Provas sociais no marketing: o que é e qual a importância

Você já ouviu falar em provas sociais? Sabia que é uma estratégia que pode ajudar você a vender mais? Se esse assunto é novidade para você, não deixe de ler este conteúdo para conhecer seu significado e sua importância.

💡O que é prova social?

Você já ouviu falar em gatilhos mentais? São táticas de vendas para influenciar uma pessoa a comprar determinado produto ou serviço, e a prova social é um gatilho mental.

Por exemplo, são depoimentos de quem já é cliente, casos de sucesso, páginas de produtos mais vendidos, etc. Por meio da prova social as empresas conseguem ganhar autoridade e credibilidade, o que aumenta a confiança das pessoas e, consequentemente, a chance de aquisição.

Dessa forma, quanto mais provas sociais a sua empresa tiver, mais atraente o seu produto ou serviço se torna para o consumidor.

💡Qual é a importância das provas sociais

Nós vamos citar um exemplo para você mesmo compreender a importância das provas sociais, certo?

Digamos que você esteja querendo comprar um automóvel, mas está em dúvida sobre qual marca e modelo escolher. Porém, um amigo seu, pessoa de confiança, tem um Renault Capture e diz gostar muito desse veículo. Ele cita várias qualidades, e isso certamente vai tornar você mais favorável ao automóvel, se ele estiver entre seus favoritos.

Com essa possível escolha em mente, você procura na internet algumas informações sobre o Capture, e encontra a maioria delas positivas. É claro que você vai pender sua decisão para esse automóvel, principalmente se suas outras opções de escolha não forem tão favoráveis assim.

Essa é a prova social. Quanto mais depoimentos e avaliações positivas você receber, quanto mais elogios o automóvel tiver, mais chances de você adquiri-lo. Agora você pode dizer que as provas sociais são de fundamental importância para o marketing, porque sem dúvida influenciam as pessoas a comprar um produto ou serviço.

💡Como aproveitar a prova social para vender mais

Você pode inserir provas sociais em todos os seus canais de comunicação, como blog, site e redes sociais, porém tenha em mente que é imprescindível as provas sociais serem verdadeiras. As pessoas vão confiar no que foi dito, e se não for verdadeiro isso poderá ser descoberto e gerar péssima reputação para sua empresa.

Por exemplo: uma empresa de automóveis pode colocar muitas provas sociais de que determinado veículo é bom, mas é muito fácil confrontar os resultados com depoimentos de clientes insatisfeitos. E certamente as pessoas não vão acreditar no que a marca diz, o que sem dúvida vai detonar a sua reputação.

Use e abuse das provas sociais no marketing, mas sempre com casos verdadeiros. Vai funcionar!

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