Canais do WhatsApp chegam ao Brasil sem limite de membros e com novos recursos

Os Canais do WhatsApp estão disponíveis no Brasil a partir desta quarta-feira (13). Com disponibilidade global a partir de hoje para mais de 150 países, eles tiveram lançamento original em junho. O recurso permite criar canais diretos de comunicação com o público sem um limite específico de pessoas que podem segui-los e recebeu atualizações de privacidade.

O próprio WhatsApp possui um canal próprio, e com a expansão o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, também terá um. O aplicativo destaca que os usuários podem seguir instituições governamentais, seus times e atletas favoritos, artistas, celebridades, formadores de opinião e outros.

Mas nem todo mundo pode criar um canal no WhatsApp por enquanto. “Nos próximos meses, também permitiremos que qualquer pessoa crie um canal”, diz a empresa, sem estipular uma data específica.

Não existe um limite de membros que podem seguir um canal. Eles ficam separados em uma nova aba chamada “Atualizações” — que é o mesmo nome das postagens realizadas. Nela, o usuário encontra a página inicial com sugestões de canais a seguir, além de uma busca (ao selecionar o botão “+”) por nome, mais ativos, novos e populares (com mais seguidores).

O WhatsApp ressalta que, caso o usuário opte por seguir os canais, os outros seguidores não podem visualizar sua escolha. A empresa também destaca que não são compartilhadas “informações pessoais de administradores e seguidores”.

Disponível no Android e iOS, a nova ferramenta deverá chegar a todos usuários gradativamente “nas próximas semanas”. Segundo o app, caso o usuário não consiga assinar nenhum canal, uma mensagem indicará que ele pode receber uma notificação “quando o recurso estiver disponível para você”.

💡Expansão com novos recursos

Com a disponibilidade global dos Canais do WhatsApp, a empresa também realizou melhorias nos seus recursos de privacidade. Por exemplo, dentro do “Diretório”, os usuários encontrarão canais para seguir filtrados com base no país.

As atualizações (postagens) nos canais, ao serem encaminhadas para uma conversa ou grupo, trarão um link para o canal de origem, buscando incluir mais contexto. Também será possível reagir com emojis em cada atualização, embora os seguidores não possam ver como você reagiu.

Em breve, o WhatsApp também anuncia que os administradores poderão editar as atualizações por até 30 dias, mas elas “serão automaticamente excluídas dos nossos servidores” após o período.

Fonte: TecMundo