Os 13 melhores recursos do WhatsApp em 2023

Favorito do brasileiro de longe no setor, o mensageiro WhatsApp é um dos aplicativos mais usados ao longo do ano. A plataforma foi incorporada ao cotidiano, seja para conversar com amigos e parentes, marcar uma consulta médica ou gerenciar um negócio.

Em 2023, o serviço evoluiu consideravelmente, recebendo uma série de novos recursos. As funções melhoram a experiência no app, deixam as conversas mais seguras e adicionam novas formas de interação com pessoas e marcas. A seguir, selecionamos as nossas adições favoritas ao app ao longo do ano.

Os melhores recursos adicionados no WhatsApp em 2023

💡 Fotos e vídeos na qualidade original

A partir deste ano, é possível mandar fotos ou vídeos no tamanho e na resolução do próprio arquivo para outras pessoas — sem aquela compressão que reduzia de forma considerável a qualidade das imagens.

Essa novidade era bastante pedida pela comunidade: antes, até já era possível fazer isso enviando o arquivo como documento, mas essa gambiarra não é mais necessária.

💡 Canais

Os Canais são páginas especiais do WhatsApp que servem como listas de atualizações sobre um assunto, como celebridades, empresas ou times de futebol. Só administradores podem enviar mensagens, enquanto a comunidade (que permanece anônima para os demais membros) é capaz apenas de reagir com emojis.

💡 Mensagens de vídeo

O ato de “mandar um áudio no WhatsApp” já virou rotina, por mais que muita gente não suporte esse formato. Em 2023, outro mecanismo de mensagem rápida foi adicionado: gravações instantâneas e curtas em vídeo, com o recado indo direto para a conversa.

Os vídeos podem ter até 60 segundos e a forma de gravação é a mesma dos áudios, deslizando o dedo pela tela para “travar” a captura não precisar “segurar” no botão.

💡 Comunidades

Comunidades são redes com até 50 grupos de 5 mil participantes. A ideia é que os integrantes possam entrar em “subconversas” de assuntos específicos, tudo sob administração de uma mesma equipe e unidos por algum elo em comum.

Esse é um caso especial: as Comunidades já existiam no WhatsApp desde o ano passado, mas a plataforma liberou a novidade no Brasil apenas em 2023 para evitar o uso criminoso do recurso durante o período eleitoral.

💡 Editar mensagens

Mandou uma mensagem com uma informação errada ou um erro grave de digitação? O mensageiro liberou em 2023 a opção para que você edite um texto no prazo de 15 minutos após o envio. O balão do recado sinaliza que o conteúdo foi alterado, mas não é possível ver o histórico de modificações.

💡 Compartilhamento de tela

Durante uma chamada em vídeo com alguém, agora você pode compartilhar o conteúdo da tela do seu tablet ou celular enquanto o seu rosto fica apenas no canto da tela.

O WhatsApp não é muito usado para questões corporativas, mas essa função pode ajudar quem realiza reuniões pelo mensageiro e precisa fazer uma apresentação de slides ou quer mostrar em tempo real um passo a passo envolvendo o celular.

💡 Transcrição de áudio

Também esperada há bastante tempo pela comunidade, a função de transcrever áudios passa uma mensagem de voz recebida para texto de forma automática, para que você entenda o conteúdo quando não pode ouvir um recado no momento. Esse recurso, entretanto, depende também da nitidez do som e da dicção do usuário para que as palavras sejam reconhecidas.

💡 Chat em áudio “tipo Discord”

Um dos últimos recursos que começou a sair para o WhatsApp em 2023 foi o dos novos chats contínuos em áudio para grupos. Válido para conversas de 33 a 128 participantes, o recurso se parece com o mensageiro Discord: um papo paralelo às mensagens de texto que está ativo a todo momento na conversa, apenas para os participantes que desejam conversar por voz.

💡 Figurinhas por IA

Claro que o WhatsApp aproveitou a onda da inteligência artificial (IA) e adicionou uma função nessa área. A novidade permite que você, em vez de reaproveitar uma figurinha da sua lista, descreva uma cena com uma frase e receba um sticker original como resultado. As criações podem ser salvas na sua galeria para serem usadas em outras conversas.

💡 Conversas bloqueadas com senha

Alguns chats são mais privados que outros, seja por lidarem com temas corporativos ou pessoais demais. Em 2023, o mensageiro adicionou um recurso de privacidade nesses casos. A novidade é uma aba separada com chats bloqueados, que são liberados apenas com autorização do usuário — seja via senha, impressão digital ou reconhecimento facial.

💡 Conta em múltiplos aparelhos

Agora é possível usar o mesmo perfil do WhatsApp em até cinco celulares diferentes simultaneamente, sendo um deles o principal e podendo alternar entre Android e iOS. A ideia é que o recurso seja usado tanto por funcionários de uma empresa quanto pessoas que por algum motivo usam mais de um dispositivo.

💡 Duas contas em um celular

Paralelamente, o WhatsApp apresentou também um recurso para você usar duas contas diferentes no mesmo celular. Essa medida separa em definitivo um perfil pessoal do profissional, por exemplo, e evita que você precise de outro smartphone só para isso.

Antes, só era possível ter dois perfis a partir de apps não oficiais, que não são recomendados por motivos de segurança.

💡 Áudios de reprodução única

O recurso mais recente apresentado pelo WhatsApp é o de áudios com reprodução única. Assim como as mensagens desse mesmo formato, você só pode escutar o recado de voz uma única vez, até ele se autodestruir. Segundo a empresa, a ideia é que você possa “compartilhar informações confidenciais”, como dados pessoais ou surpresas sem que o arquivo fique exposto.

E aí, qual das novidades adicionadas pelo WhatsApp é a sua favorita? Tem algum recurso que você espera que apareça no mensageiro em 2024? Conte para a gente nas redes sociais!

Fonte: TecMundo