Como fazer WhatsApp Marketing e alavancar as vendas
Você já conhece a força do WhatsApp Marketing? Continue a leitura e saiba como fazer dessa ferramenta, um diferencial para a sua empresa!
💡O que é o WhatsApp Marketing?
O marketing do WhatsApp é um tipo de marketing de mensagens, que serve para promover uma marca através do WhatsApp. Esse canal ajuda as marcas a atingir um público enorme (o WhatsApp é a rede social #1 no mundo) e estabelecer relações sólidas com os clientes para gerar vendas.
💡Como fazer uma estratégia de marketing pelo WhatsApp?
Todos os dias surgem novos canais para se comunicar com os clientes, trabalhar em uma estratégia de marketing digital que inclua o WhatsApp é essencial para manter um contato personalizado com eles.
É importante integra-lo organicamente dentro do plano de marketing; ou seja, não basta colocar um botão do WhatsApp em seu site, mas sim deve-se pensar em como o WhatsApp pode contribuir para vender melhor seus produtos.
Por exemplo: digamos que você tenha uma loja de tênis. O WhatsApp vai ajudá-lo a impulsionar um canal de comunicação um-a-um, onde você pode entender em detalhe as necessidades de seu cliente e oferecer-lhe modelos disponíveis em seu tamanho.
Você também pode mostrar cores e designs que lhe interessam, através de imagens e vídeos que o encorajam a fazer a conversão acontecer.
Alguns benefícios que você pode obter aplicando uma estratégia de marketing do WhatsApp:
- Aumento no volume de vendas
- Eficiência do fluxo de trabalho
- Melhora a experiência do cliente
- Impulsiona o desenvolvimento de seus outros canais de marketing
- Gera uma porcentagem maior de retenção e engajamento
- Você ganha um canal estratégico e valioso de distribuição de conteúdo
Como você pode ver, existem várias vantagens que você recebe implementando o WhatsApp como uma ferramenta de vendas.
Cada canal deve ter sua própria estratégia de marketing e, por sua vez, estes devem ser capazes de se articular com o resto. É por isso que é importante que você pense cuidadosamente qual será o que você vai aplicar para este canal em particular com suas características distintivas.
💡Possibilidades do WhatsApp Marketing
Uma observação importante sobre o WhatsApp Marketing é que a empresa deve possuir disponibilidade para responder aos clientes. Caso contrário, a estratégia acaba ficando sem efeito e deixa de gerar resultados significativos.
Veja abaixo algumas ações práticas e acessíveis, que podem ser executadas por qualquer perfil empreendedor.
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Relacionamento com clientes e leads em tempo real
Essa é a principal funcionalidade do WhatsApp, para atendimento personalizado e exclusivo, solucionar dúvidas ou gerir situações negativas.
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Envio de descontos, ofertas e promoções
Essa ação só deve ser feita com a anuência do cliente e um cuidado especial para não parecer invasivo.
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Divulgação de conteúdo de valor
Dicas rápidas, estudos e tendências são assuntos que criam empatia e geram autoridade. Além disso, podem aumentar o tráfego do site e gerar conversões, se divulgadas a partir de um link.
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Divulgação de conteúdo viral
Um conteúdo criativo pode impactar e se espalhar pelo WhatsApp, aumentando o alcance da marca.
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Impulsionamento de vendas
Promoções, novos produtos e serviços e datas especiais podem gerar vendas, mas demandam cautela com o exagero.
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Listas de transmissão
As linhas de transmissão permitem entregar a mensagem a mais de um cliente de uma só vez. Aqui também vale o bom senso e o correto gerenciamento da lista de clientes.
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Humanização da marca
A empresa, no WhatsApp, é representada pela imagem, estilo e comunicação, ou seja, deve possuir personalidade, como um ser humano.
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Pesquisas de satisfação
Pesquisas medem a satisfação do cliente e podem ser feitas rapidamente pelo WhatsApp.
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Campanhas relâmpago
O recurso de compartilhamento de status permite gerar mais engajamento com campanhas válidas por 24 horas.
💡Passos para a campanha de marketing pelo WhatsApp
Os especialistas listam algumas etapas para fazer WhatsApp marketing numa empresa:
1. Prepare uma lista com seu público:
É muito importante que seja segmentado, ou seja, dividido nos diferentes tipos de clientes ou consumidores que você deseja atingir. Desta forma, você poderá focar as mensagens e ter uma melhor chance de obter uma resposta comercial.
2. Defina a sua mensagem:
Depois de preparar sua lista (que deve ser atualizada continuamente), você deve trabalhar na mensagem: o que você quer comunicar ao seu público? Como você vai convencê-los do que você quer e como vai fazer para atingir a meta que você definiu?
3. Use áudio, vídeo ou imagem:
O WhatsApp é fácil de usar. Você pode enviar mensagens selecionando fotos, vídeos e áudios, o que amplia as possibilidades de comunicação. Você terá mais sucesso e os destinatários poderão encaminhá-lo para seus contatos.
4. Se diferencie da concorrência:
Tente imaginar algo novo em sua mensagem e agregar valor aos seus contatos. Isso fará com que o destinatário da sua comunicação a passe para seus seguidores, e eles para os deles, e assim você pode alcançar milhares de pessoas.
5. Automatize o envio de mensagens:
A forma de envio deve ser feita de acordo com o número de destinatários, por isso, a melhor opção para grandes disparos é a automatização deste processo.
Poucos envios: você pode fazer do seu smartphone, mensagem por mensagem, até clicar em “enviar” para o último contato. É uma opção mais trabalhosa e artesanal.
Centenas de envios: para esta opção, é aconselhável utilizar plataformas específicas para este fim, que sejam autorizadas pelo WhatsApp.
💡O que evitar no WhatsApp Marketing
Essa estratégia pode alavancar vendas, estreitar o relacionamento com o cliente e, até mesmo, fechar negócios. Porém, apesar do imenso potencial de alcance do WhatsApp Marketing, ele possui um manual de ética a ser seguido.
A mesma facilidade que incentiva ações assertivas pode permitir os deslizes e erros. Portanto, deve-se evitar:
- Lotar a caixa de mensagens do cliente;
- Enviar mensagens sem autorização;
- Enviar mensagens em horários inadequados;
- Enviar conteúdo muito pesado para carregamento;
- Praticar ações publicitárias;
- Solicitar ou divulgar informações de pagamento.
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