O que perguntar no formulário da minha landing page?

As landing pages são de extrema importância na captação de leads para o seu negócio, e são muitos os fatores que influenciam na taxa de conversão destas páginas, mas nenhum é tão importante quanto o formulário.

O que você pede para o visitante entregar em troca do benefício oferecido em sua landing page influência tanto na quantidade de leads que seu negócio conquista, quanto na qualidade destes leads e seu potencial para se tornarem clientes de sua empresa.

💡Fricção e campos sensíveis de uma landing page

A fricção em uma landing page são todos os elementos que servem como uma barreira, que desmotivam seus visitantes a se tornarem leads para seu negócio. Qualquer elemento de sua landing page pode se tornar um ponto de fricção caso seja mal trabalhado, especialmente o questionário.

Você pode ter textos concisos e interessantes, um layout chamativo com cores que fazem sentido para seu negócio, produtos e serviços e calls to action adequados, que facilitam o entendimento e retém a atenção dos visitantes, mas tudo isso pode ir por água abaixo se seu questionário não for adequado.

Questionários longos representam uma fricção óbvia, mas existem outros elementos do questionário que podem ser ainda mais desmotivadores para seu visitante. Pedir informações sensíveis, como documentação e telefone dos visitantes tem um efeito ainda mais negativo.

É preciso desenvolver seu questionário com poucas questões-chave, que sirvam para ajudar seu departamento de marketing a entender as necessidades, interesses e condições do visitante. Questões que ajudem a identificar o perfil dos leads que são coletados.

A maioria das pessoas não reluta em oferecer o e-mail em landing pages, mas informações como o CPF, renda, telefone, endereço, entre outras mais pessoais, são percebidas como invasivas e muitas vezes levam o visitante a deixar a página sem ser convertido em lead.

💡Quantidade versus qualidade dos leads

Entendendo o que pode ser identificado como barreira pelos visitantes, a marca deve definir o conteúdo, formato e questionário de sua página tentando encontrar um balanço entre as boas práticas para landing pages e os elementos que realmente fazem diferença para a qualidade da comunicação que ela terá com aqueles que se tornarem leads.

Na hora de decidir quais campos colocar em seu questionário, é preciso ter uma boa percepção do seu público-alvo e quais informações ele considera pertinente comunicar à sua empresa.

Se sua marca trabalha apenas oferecendo soluções para empresas, informações do visitante referente ao cargo, telefone comercial, quantidade de funcionários da empresa, localização da sede, entre outras podem ser muito pertinentes para conquistar o lead que sua empresa precisa.

Fazer poucas perguntas e evitar pedir informações sensíveis é o caminho base para conquistar mais leads em sua landing page, mas deixar o questionário raso e genérico demais pode levar a uma grande quantidade de leads que não compõem de fato o grupo de pessoas que sua marca deseja atingir com seus produtos e serviços.

Encontrar esse balanço é fundamental e para que sua marca consiga construir a landing page ideal e conquistar leads de qualidade é muito importante contar com o auxílio de profissionais especialistas em marketing digital.

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