Como formar embaixadores da marca dentro da sua equipe

É comum desenvolver estratégias de marketing pensando em construir autoridade e convidar o público consumidor a conhecer os produtos e serviços de uma marca, porém são poucas as empresas que entendem o valor dos seus próprios colaboradores como embaixadores da marca.

Os colaboradores, como representantes da marca, também influenciam na percepção que o público tem sobre uma empresa e podem ajudar a construir ou destruir a imagem do negócio. É muito importante ter essa consciência e incluir os colaboradores na estratégia de marketing da empresa.

💡O marketing de defensores para desenvolver embaixadores da marca

As estratégias direcionadas a fazer dos colaboradores embaixadores de marca são parte do chamado marketing de defensores. Apesar de também serem aplicadas ao público geral – já que qualquer pessoa pode se tornar defensor de uma marca – estas estratégias funcionam muito bem com os colaboradores porque eles têm uma visão mais completa do negócio, que vai além da imagem apresentada ao público.

💡Veja algumas ações simples que você pode realizar em seu negócio para fazer de seus colaboradores verdadeiros embaixadores da marca:

Promova conhecimento

Para que seus colaboradores se tornem defensores de sua empresa, eles precisam conhecer bem a comunicação que sua marca apresenta ao público. Eles precisam ser capazes de identificar o valor de sua comunicação e compartilhar com seus parentes, amigos, familiares, seja pessoalmente, via redes sociais ou quaisquer outros meios, levando mais credibilidade para a empresa com o alinhamento entre o que os colaboradores percebem e o que é apresentado ao público.

Apresente a cultura da empresa

Sua empresa tem uma cultura organizacional, um sistema de valores, práticas e objetivos bem definidos, mas que muitas vezes não são completamente conhecidos pelos colaboradores, que ficam restritos ao seu papel dentro da organização. Apresente esta cultura a suas equipes de trabalho e mantenha uma consistência nas ações de gestão para ter colaboradores mais satisfeitos, motivados para trabalhar e ávidos por transmitir a imagem positiva que eles têm para o público externo.

Ofereça reconhecimento

Incentive seus colaboradores a se tornarem embaixadores da marca e reconheça aqueles que o fazem. Colaboradores que ajudam a trazer clientes, que compartilham as ações da empresa nas redes sociais e que trabalham para tornar a empresa melhor devem ser reconhecidos e premiados. Dinheiro nem sempre é a melhor recompensa, ofereça diferentes benefícios e premiações aos seus melhores embaixadores.

Ofereça treinamentos

Não basta você, gestor, entender o valor de se ter embaixadores de marca, é importante que o colaborador também saiba o quão relevante é seu papel e a responsabilidade que ele tem enquanto representante de sua empresa. Ofereça materiais e treinamentos que conscientizem o colaborador e até mesmo ajude-o a utilizar ferramentas, como as redes sociais de forma responsável e positiva para ele e para a sua marca, a qual ele representa.

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