O que é landing page e qual o seu impacto nas vendas

O Marketing Digital oferece recursos diferenciados, capazes de auxiliar empresas dos mais variados portes a criarem um diálogo certeiro e próximo do seu público-alvo. Entre tantos, um ganha destaque: você sabe o que são landing pages?

Essa ferramenta se tornou uma excelente escolha para aumentar a conversão das empresas, conquistando cada vez mais leads e clientes durante o processo. No entanto, para ter sucesso, é preciso saber o que se está fazendo.

No conteúdo de hoje, vamos te ajudar a entender do que se trata essa importante ferramenta de marketing e como extrair o seu melhor resultado! Vamos lá?

💡A origem das Landing Pages

O termo tem origem no idioma inglês e pode ser traduzido como “página de aterrissagem”. No Marketing Digital, uma landing page pode ser entendida como a primeiro página que um visitante acessa ao entrar em um site, podendo ser um produto ou serviço, um artigo, a categoria de um blog, do catálogo de soluções da empresa, ou outra qualquer.

Esse foi o conceito inicialmente associado e difundido, mas com a evolução das estratégias, o que se compreende por landing page evoluiu:

💡O que é Landing Page?

Landing Page é uma página otimizada para conversão que possui apenas uma ação possível: gerar leads ou vendas.

Essa mudança de conceito ocorreu junto da evolução da publicidade digital, somada a popularização de estratégias de marketing digital, como o Inbound Marketing e o Marketing Direto.

Sendo assim, quando você clica em um anúncio, em uma campanha de e-mail marketing ou em banners, por exemplo, e é direcionado para uma página que não possui um menu (e qualquer link externo ou interno), então você foi encaminhado para uma landing page.

Quando a página de destino — a expressão mais utilizada em português —, não tem por objetivo a venda online, ela possuirá um formulário para gerar algum tipo de conversão, como por exemplo:

  • Pedido de orçamento (ou contato comercial);
  • Solicitação de diagnóstico comercial;
  • Pedido para acessar algum conteúdo ou material (catálogos, estudos de caso, e-books, planilhas, etc);
  • Assinatura de newsletters.

💡Qual o objetivo de uma Landing Page?

Diferente da página inicial de um site, que geralmente é mais genérica e abrangente, as landing pages são mais objetivas e criadas estrategicamente para despertar a curiosidade, criar interesse e provocar desejo no público-alvo, para que ele converta esses sentimentos ou necessidades em algum tipo de ação positiva, como nos exemplos citados acima.

Independentemente do tipo, o único objetivo das landing pages é gerar conversões, e é por isso que se

💡Qual a relação das Landing Pages com os resultados?

Na maior parte das vezes, as landing pages são a porta de entrada dos prospects para a jornada de compra. Nesses canais, visitantes podem virar leads e leads podem virar leads qualificados que, posteriormente, se tornarão clientes do seu negócio.

Por isso, ao fazer um bom trabalho nas suas landing pages, você poderá gerar mais conversões para sua empresa, aumentando o potencial de resultados e tornando sua estratégia mais rentável e lucrativa.

Nesse momento, entra a necessidade de um bom parceiro: é preciso que a sua empresa possa contar com a expertise de quem possui experiência e seja capaz de te ajudar a conquistar esses resultados.

A criação de uma landing page exige estratégia e conhecimento de mercado, capaz de aumentar a sua taxa de conversão e conquistar as melhores oportunidades para o seu negócio!

💡Os benefícios de criar uma Landing Page

Uma estratégia baseada em landing pages pode ser ótima para quem utiliza a Internet para impulsionar suas vendas. Vamos listar aqui alguns benefícios:

Aumentar a taxa de conversão

Já que essas páginas possuem exclusivamente um objetivo, elas eliminam todas as distrações e informações que não são relevantes para alcançá-lo. Por consequência disso, há um aumento relevante nas taxas de conversão das ações de marketing digital.

Essa característica – com absoluta certeza – é a maior vantagem em adotar landing pages!

Ajuda no lead scoring

Uma das grandes vantagens de uma landing page não é apenas a geração de leads, mas o chamado lead scoring. Trata-se da classificação dos leads de acordo com o seu interesse e possibilidades de fechar um negócio.

Esse processo consiste em atribuir um determinada pontuação a cada um dos leads, de acordo com a sua interação com a marca. Quanto mais fundo no funil estiver essa interação, mais pontos ela representa.

Por exemplo, um cadastro para newsletter de topo de funil vale menos pontos que baixar um e-book de fundo de funil. É preciso manter um controle sobre essas ações do usuário.

De acordo com a pontuação obtida por cada lead, o time de vendas sabe quem está pronto para um contato direto, já que demonstrou muito mais interesse nas soluções ofertadas por sua empresa para os seus problemas. O foco é sempre em quem tem mais chances de conversão.

Permite segmentar os leads

Outra vantagem clara de uma estratégia de landing pages é a segmentação de leads. Isso pode ser feito por meio das ações e materiais utilizados em cada página.

A partir das informações solicitadas ou do material disponibilizado na landing page, podemos distinguir as diferenças entre as pessoas que estão na jornada de compra. Assim, criam-se listas e grupos com interesses semelhantes para gerar novas estratégias focadas nelas, melhorando ainda mais a conversão.

Reduz o custo de aquisição de clientes

Adquirir as informações de clientes é algo complicado e exige um enorme esforço da equipe de marketing e vendas. São horas de ligações, entrevistas, e-mails, reuniões e apresentações para manter um contato e conseguir tais dados, para que possam ser mais bem trabalhados. Tudo isso tem alto custo.

Uma estratégia de landing page consegue agregar uma quantidade enorme de dados de potenciais clientes de forma simples e rápida. Você deixa de correr atrás dos leads e apenas oferece informações para que eles venham até você.

Por meio da landing page, é possível ter acesso a todas as informações relevantes de um lead para posterior contato. Os custos são baixíssimos em relação a uma estratégia comum de captação de clientes.

💡Funcionalidades essenciais ao usar um criador de Landing Pages

Por não necessitarem de uso de código, os criadores de landing page agilizam (e muito!) o processo de criação, edição, publicação e divulgação das páginas, só é necessário verificar alguns pontos para ter certeza de qual ferramenta é a escolha certa:

Adequação à LGPD

Em 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor no Brasil e estabeleceu regras claras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo um padrão mais elevado de proteção e penalidades significativas.

Por isso, é essencial que a ferramenta para criação de landing pages ofereça campos de proteção de dados, de acordo com a lei.

Vale lembrar que as multas previstas para o descumprimento variam de 2% do faturamento bruto até R$ 50 milhões (por infração), e começaram a ser aplicadas em agosto de 2021.

Segurança

Já aconteceu de você acessar algum site e a mensagem de “Não seguro” aparecer?

Com a popularização do HTTPS, que se tornou inclusive um critério de ranqueamento do Google, é cada vez menos comum encontrar sites assim, mas eles ainda não foram extintos.

Certas ferramentas de criação de landing pages não oferecem certificado de segurança para as páginas, o que é ainda pior, visto que a grande maioria das landing pages possui formulários para solicitação de dados.

Lembrando que isso não é apenas visual ou para passar segurança: landing pages em HTTPS realmente oferecem mais proteção, como os princípios de confidencialidade, integridade e autenticação.

Responsividade

Sim! Ainda é preciso falar sobre responsividade, pois existem empresas e ferramentas que produzem landing pages que não se adaptam às telas menores.

Não se trata mais só de algo “bom para o SEO” ou que “impacta na taxa de conversão”: ter páginas que se adaptam e que também oferecem ótimas experiências com dispositivos móveis se tornou questão de sobrevivência no mundo online.

E então, você entendeu o que é landing page e como são indispensáveis no Marketing Digital? Essas páginas alavancam qualquer tipo de conversão e funcionam, basicamente, como a porta de entrada de uma casa ou de uma loja. Só entrará quem gostar daquilo que vê, sentir-se confortável e seguro naquele lugar, sobretudo, para gastar seu dinheiro e comprar algo.

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